O clássico Rio-Nal, oficialmente, passou a existir no fim da década de 60, mas o duelo entre Nacional e Rio Negro, os dois clubes mais antigos do estado do Amazonas e que completaram 100 anos em 2013, tiveram início menos de um ano após a fundação das agremiações, em 1914. Tendo como foco homenagear o maior clássico do Amazonas, o diretor Manuel Callado criou o documentário 'Rio-Nal: 100 anos de paixão'.
O documentário, que possui cerca de 45 minutos de duração, traz relatos e imagens históricas dos confrontos entre Nacional e Rio Negro. Em foco, a trajetória traçada pelos dois times, desde o seu surgimento até os tempos atuais, com destaque para a afirmação de ambos como potencias do futebol brasileiro na década de 70 e 80, quando figuraram na Primeira Divisão.
Entre os entrevistados, ex-jogadores, como Clóvis, do Rio Negro, e Jaime Basílio, do Nacional, e pessoas influentes e conhecedoras do futebol baré como Orlando Rebello, Flaviano Limongi, Arnaldo Santos, Valdir Corrêa e Carlos Zamith.
Além de apresentar o relato do que foi e são Nacional e Rio Negro, o documentário 'Rio-Nal: 100 anos de paixão' também fala sobre o atual cenário do futebol local, que não goza do prestígio de outras épocas e busca recuperar sua identificação, não apenas dentro de campo, mas também com o torcedor e o estado do Amazonas.
Quando?
O lançamento do documentário ocorre no próximo sábado (28), no Espaço Cultural Valer (Avenida Ramos Ferreira, 1195 - Centro), às 10h.
Por GloboEsporte.comManaus
Nenhum comentário:
Postar um comentário