4 de janeiro de 2014

PAA é lançado na cidade de General Sampaio

General SampaioEste município é o primeiro do Estado do Ceará a ser beneficiado com recursos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), neste ano. A notícia foi divulgada durante lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na cidade.

Durante o lançamento do Programa no município, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento, Agenor Pereira, anunciou para os presentes, os recursos destinados para o Ceará foto: Antônio Carlos Alves
De acordo com o superintende do órgão, Agenor Pereira, os bons projetos serão renovados automaticamente. Na cidade, os projetos são pioneiros no apoio à agricultura familiar. Os valores serão liberados a partir do dia 10 de janeiro. Os R$ 121.465,00 beneficiarão mais de 27 agricultores familiares, com uma comercialização de 31.710 quilos de alimentos. Serão atendidos com o projeto 55 produtores com produtos do campo.

“O PAA completou 10 anos no ano passado, mas a grande prioridade da Conab, junto aos municípios é a agricultura familiar. Em 2014 será o ano internacional da agricultura familiar. Quero dizer aos prefeitos de Canindé, Caridade, Paramoti, Tejuçuoca, General Sampaio, Itatira e Madalena que façam a coisa correta, porque só quem ganha é o povo pobre’’, diz o Superintendente da Conab.

A Companhia deverá injetar no mercado da agricultura familiar mais de R$ 500 milhões ao longo de 2014. “Quem sustenta a economia do mercado consumidor é o agricultor familiar, não só em General Sampaio, no Ceará, mas em todo Brasil’’, avalia Pereira.

De acordo com o gerente de projetos da instituição, Eliseu Lima, pela aptidão do negócio, a cidade de General Sampaio será a primeira do Estado do Ceará a conseguir manter a sua estrutura empregatícia. “É uma região de muito potencial sustentável. Tudo circula em nome do homem do campo’’, ressalta.

O Gerente do Banco do Nordeste, Fernando Fernandes lembrou que não é tão difícil produzir, mas sim comercializar com segurança. “Produzir alimentos para rede alimentar escolar e saúde, vale a vida do pobre’’, avalia Fernandes.

A prefeita do município de General Sampaio, Ediene Monteiro, ressaltou que a meta de sua gestão não é dar emprego na prefeitura, mas ensinar a população a produzir dentro do contexto da inclusão social.
“Nós precisamos dar mais importância ao que o programa tem de valorização na geração de emprego e renda’’, frisa.

Potencial

Para as autoridades envolvidas no Programa o município de General Sampaio pode ser considerado atualmente como uma das cidades do Brasil a manter viva a tradição da galinha caipira. 

De acordo com eles, são mais de 8 mil habitantes, e, desse total, segundo o Instituto de Geografia e Estatística, existem na região 12 galinhas para cada habitante. “Tudo hoje precisa de muita responsabilidade. General Sampaio, carrega hoje, um projeto de sustentabilidade social, e, isso só é possível, graças ao empenho de Eliene Brasileiro que deu início a tudo isso em 2006, com sua visão empreendedora, quando prefeita da cidade’’, avalia o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José do Egito Sales Andrade, não esconde o processo de melhorias que experimenta o município de General Sampaio. “Tudo isso só fortalece a cidadania”.

O titular da Secretaria viaja na próxima semana para o Canadá, acompanhado da prefeita de General Sampaio, Ediene Monteiro, e da procuradora do município, a ex-prefeita Eliene Brasileiro, para ministrar uma palestra sobre galinha caipira.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove o acesso de alimentos às populações em situação de vulnerabilidade e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. É desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário.


DN
Antônio Carlos Alves
Colaborador 


Nenhum comentário:

Postar um comentário