10 de janeiro de 2015

Açude General Sampaio, será capaz de abastecer municípios até o fim do ano

Image-0-Artigo-1775183-1
Reservatório tem capacidade total de 322,2milhões de m³. Adutora construída pela Cogerh já abastece a cidade de Canindé, levando água a 50 mil pessoas, e deve chegar a outros municípios
FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES
Um documento da Companhia de Gerenciamento e Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), intitulado "Simulação de Esvaziamento do General Sampaio", aponta que, se não chover neste ano, o reservatório, detentor de capacidade total equivalente a 322,2 milhões de m³, suportará a sobrecarga de abastecimento das cidades de General Sampaio, Paramoti, Caridade e Canindé até o dia 31 de dezembro deste ano.
De acordo com relatório, que indica o início da simulação no dia 13 de março de 2014 e fim no dia 1º de dezembro de 2015, nesse período, o açude estaria com 1,450 milhões de m³, o equivalente a 0,5% de sua cota máxima. No fim deste mês, dia 31 de janeiro, o volume será, segundo a simulação, de aproximadamente 12,4 milhões de m³, o que representa 3,9% do potencial hídrico.
Adutora
A adutora do General Sampaio já abastece a cidade de Canindé, no Sertão Central, levando água a cerca de 50 mil pessoas residentes na cidade. Os açudes Sousa, São Matheus e Escuridão, situados no município, estão no volume morto.
A obra, executada pelo Governo do Estado por meio da Cogerh, ainda tirou da situação de colapso no abastecimento hídrico a cidade de Caridade, que está com os reservatórios secos.
Canindé está sendo abastecido com uma vazão de 110 litros por segundo. Para tanto, foram investidos R$ 22,1 milhões. A adutora tem cerca de 53 quilômetros de tubulação, com diâmetros que variam de 200 a 400 mm, além de dois reservatórios de controle e seis estações elevatórias com capacidade de 30 mil litros, iniciando a captação de água na localidade de Saquinho, em General Sampaio.
A adutora funciona apenas com dois motores de 200cv cada, isso porque ainda é atendida por meio de geradores que gastam 110 litros de óleo diesel por dia. Quando a Coelce ligar o transformador, o empreendimento passará a utilizar três motores com a mesma potência.
Dificuldade
Mesmo com esse processo, apenas 70% da demanda da Cidade está sendo atendida. Uma reunião, em Fortaleza, com a presença do prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo; e da prefeita de Caridade, Simone Tavares, na sede da Companhia Elétrica do Ceará (Coelce), levantou a discussão sobre a ligação do transformador na casa de bombas em Saquinho, no município de General Sampaio, a fim de dar por concluído o processo de distribuição de água para as duas cidades, que antes sofriam para ter nas torneiras o líquido mais precioso. As ligações serão feitas o mais rápido possível.
Segundo Celso Crisóstomo, o Governo do Estado também deve intervir, o que pode facilitar o processo. "Estamos esperançosos que tenhamos um bom inverno, para que acabemos de vez com esse sofrimento de água para a região",disse o prefeito.
Antonio Carlos Alves
Colaborador

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário