24 de abril de 2015

Morre o empresário Antônio Romcy

Antônio Romcy é conhecido por suas inovações no varejo
“Barato todo dia”. O slogan ainda está na mente de muitos cearenses que presenciaram a época em que as lojas de varejo Romcy S.A. Indústria e Comércio faziam sucesso com suas ofertas. Devem-se recordar também do empresário Antônio Romcy, que morreu na última quarta-feira no hospital São Mateus, onde estava internado na UTI. Aos 85 anos, era aposentado e morava em Fortaleza. Teve dois casamentos e seis filhos.
A empresa que levava seu sobrenome iniciou as atividades em 1961. Juntamente com o irmão, José Romcy, Antônio construiu uma carreira de sucesso à frente das lojas Romcy, uma das maiores redes de departamento que o Ceará já teve. Chegou a empregar diretamente 4.500 pessoas e tinha como ponto forte preços baixos e propagandas.
“Antônio Romcy era um homem dinâmico e à frente do seu tempo. Foi nosso primeiro cliente e meu pai (Assis Santos) foi garoto propaganda do Romcy por muito tempo. Eram oito VTs, diferentes toda noite. Todo dia uma oferta depois do Jornal Nacional, com preços imbatíveis”, relembra Roberto Santos, diretor-geral da agência de publicidade SG Propag.
Ainda havia anúncios de páginas inteiras nos jornais com diversas promoções, como a inédita “Romcy dá dinheiro vivo”, nos anos de 1970. Por seus feitos, foi escolhido, aos 56 anos, como empresário de Visão em 1986, sendo homenageado pelo Grupo de comunicação O POVO. Além de ter recebido, em mesma premiação, o diploma “Quem é Quem na Economia”, dado a empresas com grande participação no desenvolvimento do Estado.
Para Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Romcy foi grande precursor do varejo no Ceará com a abertura de crédito para seus clientes. Eram pagamentos em prazos dilatados, em até 60 dias, além de rapidez na entrega de mercadorias e vantagens adicionais. “Também foi precursor na layoutização das lojas e composição de mixes. Ele e o irmão dele contribuíram muito para o varejo brasileiro e cearense”.
No setor varejista, tinha amigos, como Freitas Cordeiro, atual presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE). “Antônio Romcy, empresário e líder classista que, a seu tempo, com o irmão José, revolucionou o varejo cearense, com a maior loja departamentos de Fortaleza, passando para o arrojo dos supermercados”.
Quarta-feira foi velório do empresário, na Funerária Ternura. Ontem, missa de corpo presente e sepultamento no Cemitério Parque da Paz.
O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário