
De acordo com o médico, o tênis é classificado como brinquedo. "Não é um calçado e nem deve ser interpretado como tal. Não há recomendação que seja usado de maneira contínua, isso pode levar a problemas musculoesqueléticos", explicou.
A AAOS recomenda que o uso diário do brinquedo não ultrapasse duas horas. A utilização excessiva do tênis com rodinhas pode causar alterações posturais, como a hiperlordose e escoliose, dores no calcanhar e o esporão de calcâneo.
O Dr. Henrique indicou algumas medidas preventivas. "É importante a utilização de aparelhos protetores. A maior causa de intercorrência, além de problemas musculoesqueléticos por uso excessivo, são as quedas. Então, é necessário proteger as crianças contra as quedas, com uso de cotoveleira, capacete", afirma.
O ortopedista também alertou para a conscientização das crianças quanto a maneira adequada de utilizar o brinquedo, sem muita velocidade.
Escolas proíbem
Alguns colégios proibiram a utilização do tênis de rodinha em ambiente escolar. Segundo as instituições, os brinquedos põem em risco a segurança dos alunos. Além disso, as escolas também alegam que muitos médicos não recomendam o uso do tênis, por não terem o mesmo amortecimento de um 'calçado normal'.
Com informações da Tv Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário