30 de junho de 2018

‘Açúcar invisível’ está escondido em alimentos que nem imaginamos

Resultado de imagem para ‘Açúcar invisível’ está escondido em alimentos que nem imaginamos
Estudos mostram que o açúcar processado - de qualquer tipo - é totalmente dispensável para o organismo. Mas existe uma quantidade de açúcar que a gente deve ou pode consumir diariamente? O Dr. Carlos explica que com até 2 colheres rasas de sopa de açúcar na sua alimentação diária, não há evidências de nenhum prejuízo. Entre 2 e 4 colheres há bastante evidência de problemas de saúde. A partir de 4 colheres, as evidências são muito importantes.

O problema é que o brasileiro tem exagerado. Nossa média é uma das mais altas do planeta: cerca de 10 colheres de sopa rasas por dia. “No Brasil e na maior parte dos países do mundo, o grande responsável pelo consumo excessivo de açúcar é o que está escondido em produtos industrializados”, explica o Dr. Carlos. O chamado ‘açúcar invisível’, que está nos biscoitos, sorvetes, refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatados, ketchup, leite condensado e até nas gelatinas. O consumidor tem o direito de ter todas as informações sobre o que está levando pra casa, mas no caso do açúcar nem sempre isso acontece. É que a indústria não tem a obrigação de especificar a quantidade de açúcar que adiciona aos produtos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária está estudando um novo modelo de rótulo que deixe todas as informações bem claras. Por enquanto, a dica para uma dieta menos açucarada é: observar na embalagem a ordem dos ingredientes. Primeiro vem sempre o produto em maior quantidade. Mas e os adoçantes? Seriam um bom substituto? “Não há evidência nenhuma de que quem consome adoçante tem qualquer benefício. Alguns estudos associam alguns com algumas doenças”, esclarece o Dr. Carlos.

Com informações do Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário