3 de novembro de 2016

Ex-jogador do Manchester United é ordenado diácono: Será sacerdote em 2017

LONDRES, 03 Nov. 16 / 01:00 pm (ACI).- Aos 38 anos de idade, Philip Mulryne foi ordenado diácono da ordem Dominicana há alguns dias. Em 2017, depois de anos de esforço e dedicação, assim como em sua carreira esportiva, será ordenado sacerdote.
Philip Mulryne, companheiro de jogadores como David Bekcham e Ryan Giggs entre 1997 e 1999, nasceu na Irlanda do Norte e foi ordenado diácono pelo Arcebispo de Dublin, Dom Diarmuid Martin, no dia 29 de outubro, nessa cidade irlandesa.

Paul McVeigh, que jogou com Mulryne em Norwich, disse ao ‘Catholic Herald’ que visitou o seu amigo e foi surpreendido pelo que viu em seu velho amigo.
“Infelizmente Phil sofreu uma série de lesões no final da sua carreira e decidiu parar de jogar, mudar-se para Belfast e decidir o que iria fazer no resto da sua vida”, assinalou.
“Para minha surpresa e provavelmente para a surpresa da ‘irmandade futebolística’, Phil decidiu estudar para ser sacerdote católico”.
“Entretanto, estava em contato com ele, sabia que tinha mudado radicalmente a sua vida e que estava realizando muitos trabalhos de caridade”. Mas, comentou McVeigh, “surpreendeu-me ver que ele sentiu este chamado”.
Em 2013, quando recebeu o hábito dominicano, Philip Mulryne disse que seu objetivo na vida religiosa é “ser completamente de Deus com a profissão dos conselhos evangélicos”.
“Apesar de nossas faltas, sabemos que Ele nos transforma com a sua graça e, ao sermos transformados, podemos comunicar a alegria aos outros”, ressaltou.
Confira também:
Acidigital.com

Treinador ex-Ceará, Vasco, Flu e Cruzeiro, PC Gusmão acerta volta ao Brasil após passagem por Portugal

Paulo César Gusmão cumprimenta o presidente do Marítimo na chegada ao clube em junho (Foto: Reprodução de Instagram)Paulo César Gusmão foi demitido após cinco jogos à frente do Marítimo (Foto: Reprodução de Instagram)
O Madureira já tem treinador definido para a próxima temporada. O clube anunciou, no início da tarde desta quinta-feira, a chegada do técnico Paulo César Gusmão, de 54 anos e que, no Rio, já trabalhou pelos quatro grandes. Ele, que recentemente teve uma rápida passagem pelo Marítimo, de Portugal - onde foi demitido após apenas cinco partidas -, assina um acordo até o fim do estadual.
- Fechou hoje. Está contratado - disse o presidente do Madureira, Elias Duba, por telefone.
Natural do Rio de Janeiro, PC Gusmão embarcou no início do mês de junho para o seu primeiro desafio no futebol europeu para comandar o Marítimo. No entanto, após pouco mais de três meses de trabalho, deixou o clube na penúltima colocação do Português, com quatro derrotas, apenas uma vitória e um gol feito. 
Aos 54 anos, o ex-goleiro virou treinador há 15. Além dos quatro grandes do Rio, já trabalhou em Palmeiras, Cruzeiro e Al-Arabi, do Catar. Passou mais de uma vez por Vasco, Ceará e no alviverde paulista. Foi bicampeão mineiro, em 2004 e 2006, e goiano, em 2008 e 2011. Seu último título foi em 2012, com o Ceará, no estadual. Em fevereiro de 2016, foi demitido do Joinville - seu último trabalho no Brasil.

Ele deve começar a trabalhar no clube da Rua Conselheiro Galvão no dia 28 de novembro, quando será iniciada a preparação do Madureira para o Campeonato Carioca do ano que vem.

Por Rio de Janeiro, RJ

2 de novembro de 2016

Fim do motorzinho? Já é possível remover a cárie com laser

Quando do falamos de cárie imediatamente vem em nossas cabeças pensamentos como dor, sensibilidade e a lembrança daquele barulhinho chato do motorzinho que o dentista usa para fazer sua remoção. A boa notícia é que essa associação está cada vez mais virando algo do passado. Hoje em dia já é possível remover a carie utilizando laser, sem anestesia e sem dor.
Podem comemorar,:a utilização desse laser para eliminar a cárie realmente substitui o temido motorzinho que espanta tantos pacientes dos consultórios odontológicos
Podem comemorar,:a utilização desse laser para eliminar a cárie realmente substitui o temido motorzinho que espanta tantos pacientes dos consultórios odontológicos
Foto: Ocskay Bence / Shutterstock

A técnica de remoção da cárie com laser nada mais é do que um procedimento que remove fisicamente o tecido cariado igualmente como já é feito há anos pelas brocas, porém, ao invés de atritar uma superfície áspera no dente, o laser aquece a região até quebrar as moléculas e “explodir” o tecido comprometido.

Segundo Kaue Campos Pavanello, cirurgião-dentista e diretor clínico da Omne Odontologia Integrada, existem dois tipos de laser para fazer esse tipo de tratamento, a de alta e o de baixa potência. Essa diferença tem a ver com o número de fótons que é depositado sobre o tecido quando o laser é acionado.

“O laser de alta potência tem efeito fototérmico. Com ele uma grande quantidade de fótons é depositada em uma pequena área destruindo o tecido em questão. Este tipo de laser funciona como um verdadeiro bisturi de luz, fazendo cortes de alta precisão nos diversos tecidos do corpo humano”, explica o especialista.

Fim do motorzinho! 
E podem comemorar, a utilização desse laser para eliminar a cárie realmente substitui o temido motorzinho que espanta tantos pacientes dos consultórios odontológicos.

“Porém, após a eliminação da cárie ainda se faz necessário a utilização de materiais restauradores, como a resina composta, para reconstituir a parte do dente que foi perdida reestabelecendo a forma e a função do dente afetado, uma vez que o laser apenas remove o tecido cariado criando uma cavidade no dente”, diz Kaue.

Vantagens e desvantagens 
A grande desvantagem desse tipo de tratamento é seu custo. O aparelho custa em média 25 mil dólares. “Pouquíssimos consultórios pelo mundo têm este tipo de tecnologia, inclusive um dos empecilhos para uma literatura mais sólida sobre estes aparelhos é dificultada justamente pelo seu alto custo”, diz Kaue.
Além disso, se formos comparar diretamente as duas técnicas, a da broca e a do laser, a convencional (do motorzinho do dentista) ainda é muito mais rápida e clinicamente apresenta um resultado melhor.

No entanto, existem pontos positivos que fazem com que ela seja uma técnica que valha a pena investir. Kaue garante que além das razões já citadas, como o fato dela não precisar de anestesia e causar bem menos dor do que a convencional, o calor do laser tem poderes interessantes.

“Devido ao calor gerado pelo laser ocorre uma mudança na estrutura química do esmalte, fazendo com que ele fique mais resistente a ataques ácidos, minimizando a quantidade de recidivas de cárie nas bordas das restaurações”, explica o dentista.

A alta temperatura do laser também acaba esterilizando a área onde ele é aplicado, o que não acontece na técnica das brocas. “Mesmo após a remoção do tecido cariado com a broca, o dente pode continuar contaminado pelas bactérias que causam a cárie, já o laser elimina estas bactérias diminuindo a chance de uma nova cárie aparecer”, diz Kaue.

Entre prós e contras uma coisa é fato, o laser para remoção de tecido cariado ainda está engatinhando na ciência mundial. “Podemos comparar estes lasers de hoje em dia com os computadores de 20 anos atrás que eram muito caros, ocupavam salas inteiras e necessitavam de muitos requisitos para funcionar. Mas vislumbrando um futuro pode-se afirmar que é uma técnica muito interessante que precisa ser aprimorada e barateada”, diz Kaue. 

Terra

Chuvas trazem esperança a cidades do Sertão da Paraíba

chuvas
As chuvas caídas na noite desse domingo (30) em algumas cidades do Sertão paraibano trouxe de volta a esperança para moradores da região.
De acordo com informações, as precipitações pluviométricas foram registradas nas cidades de Sousa, Nazarezinho e Marizópolis. No distrito de São Gonçalo, na cidade de Sousa, choveu o equivalente a 11,9 milímetros ontem.
Por conta da estiagem que assola o Estado, várias cidades enfrentam problemas hídricos. Em muitos municípios, os reservatórios estão secos e o abastecimento tem que ser feito através de carros-pipa.
Na última semana, as chuvas também caíram na cidade de Bonito de Santa Fé.
MaisPB

Passagens de ônibus intermunicipais ficam mais caras a partir desta 5ª feira

Resultado de imagem para Passagens de ônibus
As passagens de ônibus interurbano de passageiros,  operado por concessionárias de ônibus intermunicipais estará 13,62% mais cara a partir de zero hora desta quinta-feira (3). O reajusteafoi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). De acordo com a decisão da agência, ficam fora dessa atualização as linhas de ônibus que operam na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Os contratos firmados entre as empresas operadoras e o Governo do Estado preveem a correção anual das tarifas em duas modalidades: reajuste, em que que consideram os índices inflacionários, ou revisão, no caso em que afere todos os insumos e parâmetros técnicos que repercutem nos custos da prestação do serviço.
A atualização dos valores das passagens de ônibus intermunicipais vigorará nas Regiões Norte, Cariri, Centro-Sul, Inhamuns, Sertão Central, Litoral Oeste, Maciço de Baturité, Jaguaribana e Litoral Leste, atendidos pelas empresas Expresso Guanabara, Via Metro, Princesa dos Inhamuns, Fretcar e São Benedito.
O Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros é regulado pela Arce e gerido e fiscalizado pelo Departamento Estadual de Trânsito  do Ceará (Detran-CE). As duas instituições disponibilizam canais de ouvidoria para receber reclamações e prestar informações aos milhares de passageiros que diariamente utilizam o sistema.
Do G1 CE

1 de novembro de 2016

Maior artilheiro da história das Copas, Klose anuncia aposentadoria


A Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciou nesta terça-feira (01/11) que Miroslav Klose, maior artilheiro da história das Copas do Mundo, decidiu encerrar a carreira como jogador. Ele participará de um programa de formação dentro da seleção do país para se tornar treinador.
Além do trabalho de formação, requisito para obter a licença de técnico na Alemanha, Klose se envolverá com questões relativas à seleção principal e também atuará em programas relacionados com as categorias de base.
O ex-artilheiro já atuará como auxiliar técnico do treinador da Alemanha, Joachim Löw, na partida de 11 de novembro contra San Marino, pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018. Ele também exercerá a função num amistoso quatro dias depois, contra a Itália.
"Meus maiores sucessos foram alcançados com a seleção e, por isso, decidi voltar. Nos últimos meses, amadureci a ideia de continuar no campo, mas em outra perspectiva, a de técnico", disse Klose. "Ler uma partida, me preparar detalhadamente e desenvolver táticas e estratégias são coisas que já me interessavam como jogador."
Löw celebrou o fato de ter o ex-jogador agora como seu assistente. "Posso confiar nele plenamente. É um exemplo como pessoa e como atleta, que faz tudo para o sucesso da equipe", afirmou.
O jogador, de 38 anos, tinha terminado no verão europeu seu contrato com a Lazio e, desde então, estava sem equipe. Em sua carreira internacional, o alemão passou por clubes como Kaiserslautern, Werder Bremen e Bayern de Munique.
A última vez em que Klose vestiu a camisa da seleção alemã foi na decisão da Copa do Mundo de 2014, no Maracanã, quando a equipe venceu a Argentina, por 1 a 0, e conquistou o tetracampeonato. Ele esteve, inclusive, no fatídico 7 a 1 sofrido pela seleção brasileira nas semifinais da competição.
O atacante jogou 137 partidas com a seleção, marcando 71 gols, sendo o maior artilheiro da história da seleção alemã e o segundo jogador com mais jogos, atrás de Lothar Matthäus, com 150.
Deutsche Welle 

Vadão cai, e Emily Lima será primeira mulher a treinar Seleção feminina

A Seleção feminina de futebol está sob novo comando. A Confederação Brasileira de Futebol anunciou, nesta terça-feira, a saída de Oswaldo Alvarez do comando, e a chegada de Emily Lima, que treinava o time de São José.
Emily é ex-jogadora de futebol e será a primeira mulher a treinar o time nacional. Sua primeira competição pelo Brasil será o Torneio Internacional de Manaus, tradicionalmente disputado em dezembro.
A nova treinadora da Seleção concederá sua primeira entrevista coletiva como comandante do País na próxima quinta-feira, às 11 horas (de Brasília), na sede da CBF.
Emily Lima será a primeira mulher a comandar a Seleção feminina (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)Emily Lima será a primeira mulher a comandar a Seleção feminina (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

No mesmo texto em que anunciou a contratação de Emily Lima, a entidade que rege o futebol nacional agradeceu os serviços prestados por Oswaldo Alvarez e por sua comissão técnica, durante o período em que comandaram a equipe.
Vadão era técnico da Seleção desde 2014. Durante sua passagem, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, além de ser bicampeão do Torneio Internacional.
Nas Olimpíadas do Rio, a equipe de Marta encantou a torcida, mas acabou caindo na semifinal, perdendo para a Suécia, nos pênaltis. Depois, ainda foi derrotada pelo Canadá, ficando em quarto lugar, sem medalha.
Gazeta Esportiva

Jorge Mota confirma que será candidato à reeleição no Fortaleza

Um dos principais impasses envolvendo o pleito que irá definir a nova diretoria executiva do Fortaleza está resolvido. O grupo que comanda o clube atualmente, encabeçado pelo presidente Jorge Mota, decidiu tentar a reeleição e vai participar da disputa. O atual mandatário concorrerá novamente ao cargo máximo da instituição. 

A confirmação foi feita na manhã desta segunda-feira, 31, em conversa com o Portal Esportes O POVO. Jorge Mota explicou que debateu com alguns apoiadores da atual gestão e chegou a conclusão de tentar a continuidade. "Acredito que essa seja a melhor decisão nesse momento", afirmou. 

Ele explicou que Ênio Mourão, atual vice-presidente, deve ser o 1º vice na chapa e Evangelista Torquato, atual diretor de planejamento e apontado pro Jorge Mota como seu favorito à presidência, deve ocupar a função de 2º vice. "Nós ainda vamos conversar nos próximos dias para afinar alguns pontos, mas a situação é essa. Algumas coisas ainda podem mudar e nós vamos definir o restante da composição da chapa, mas a decisão já foi tomada".

Jorge Mota foi eleito em 2014 e esteve no comando do Tricolor ao longo do biênio 2015/2016.

Até o momento, outros dois candidatos já haviam lançado os nomes como postulantes no pleito marcado para o próximo dia 3 de dezembro. O advogado Alexandre Borges e o empresário Estevão Romcy. Além da diretoria executiva, serão eleitos os novos membros do do conselho fiscal, os integrantes do conselho de ética e a nova mesa diretora do conselho deliberativo.

O Povo

Multas de trânsito ficam mais caras a partir de hoje

A partir de hoje (1º), as multas por infração de trânsito ficarão mais caras em todo o país. As regras mais rígidas para o Código de Trânsito foram estabelecidas pela Lei n.º 13.281 , sancionada em maio deste ano. Segundo o Ministério das Cidades, desde o ano 2000 as multas não eram reajustadas.

A infração gravíssima, que antes tinha multa de R$ 191,54, passará a ter o valor de R$ 293,47. Já as multas por infração grave passarão para R$ 195,23 - anteriormente o valor era R$ 127,69. Para a infração média, as multas passarão de R$ 85,13 para R$ 130,16. As infrações leves, que antes tinham multa de R$ 53,20, passarão a valer R$ 88,38.

A infração para quem for flagrado manuseando o telefone celular enquanto estiver ao volante, que atualmente é considerada média, passará a ser gravíssima. Com isso, o valor da multa subirá de R$ 130,16 para R$ 293,47.

De acordo com o Código de Trânsito, a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito deve ser aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. O Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito recebe, para a mesma finalidade, 5% da receita arrecadada com as multas.

Cinquentinha
Além do endurecimento das penalidades, a nova legislação prevê sanções para quem conduzir ciclomotores sem habilitação ou permissão na categoria A ou Autorização para Conduzir Ciclomotor. Não portar um dos documentos mencionados será caracterizado como infração gravíssima, com multa no valor de R$ 880,41, sete pontos na carteira e retenção do veículo até apresentação de condutor habilitado.

A exigência de formação para conduzir as chamadas “cinquentinhas” já estava prevista na Resolução nº 572 do Denatran, com início da fiscalização em 1º de junho de 2016. Entretanto, a resolução não trazia as sanções em caso de descumprimento, que foram inseridas na lei que estabeleceu as modificações no Código de Trânsito. Como a aplicação dessas sanções está prevista somente para o dia 1º de novembro, quem já foi multado poderá recorrer.

Agência Brasil

Novembro Azul: saiba quais doenças mais afetam a saúde do homem

A partir de hoje (1º), a campanha Novembro Azul passa a ser um movimento permanente e que contempla a saúde integral do homem. A proposta do Instituto Lado a Lado pela Vida, que coordena a ação, é mobilizar a população masculina e seus responsáveis diretos, no caso de crianças e adolescentes, para conhecerem mais sobre sua saúde, em diferentes fases da vida.

Novembro Azul
Monumentos serão iluminados para lembrar os homens de cuidar de sua saúde neste Novembro AzulImagem de Arquivo/Agência Brasil

Na página da campanha, o instituto disponibilizou uma lista das doenças que mais afetam a saúde masculina, seja na infância, na adolescência, na fase adulta e na terceira idade. Ao clicar em cada uma delas, é possível encontrar informações sobre diagnóstico, fatores de risco, prevenção, sintomas e tratamento. 

Na infância, as doenças citadas incluem fimose, infecção urinária e prostatite (inflamação da próstata). Já entre adolescentes, a lista destaca arritmia cardíaca, doenças sexualmente transmissíveis e ejaculação precoce. Na fase adulta, aparecem doenças como cálculo urinário e diversos tipos de câncer. Por fim, na terceira idade, integram a lista diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial.

“Por meio da informação, junte-se a nós na conscientização dos cuidados com a saúde e mudança de hábitos, da importância do diagnóstico precoce e adesão ao tratamento”, propõe o Instituto Lado a Lado pela Vida.

Sobre o Novembro Azul
Criada em 2011, a campanha, originalmente, visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

Durante todo o mês de novembro, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem e ações para estimular a atividade física. Haverá distribuição de material informativo e prédios serão iluminados na cor azul – entre eles, o Viaduto do Chá, em São Paulo, e o Congresso Nacional, em Brasília.

Um dos destaques da programação é o II Fórum Ser Homem no Brasil, marcado para a próxima segunda-feira (7). Com apoio do Senado Federal, o evento vai reunir profissionais de saúde, parlamentares, governantes, representantes do Ministério da Saúde e população em geral para debater a prevenção e o combate ao câncer de próstata e outros tipos de câncer, como de pênis e testículo.

Nas redes sociais, a campanha vai tratar da saúde integral do homem e usará as hashtags #novembroazul , #denovembroanovembroazul , #menospreconceito e #maisvida. A programação completa do Novembro Azul pode ser conferida no site do instituto.

Agência Brasil

Eleições 2016: 18 deputados federais são eleitos e deixarão Câmara

Dos 80 deputados federais que concorreram nas eleições municipais deste ano, 18 foram eleitos e deixarão a Câmara dos Deputados nos próximos meses. Desses, 14 assumirão as chefias dos Executivos locais e quatro as vice-prefeituras.

O número de deputados eleitos no pleito municipal deste ano é menor que o verificado na eleição municipal de 2012, quando 26 deputados se elegeram prefeitos. Na ocasião, 87 concorreram ao cargo.

Na disputa em segundo turno, dos 16 concorrentes, seis foram eleitos prefeitos: Nelson Marchezan Júnior (PSDB), Porto Alegre; Luís Carlos Busato (PTB), Canoas (RS); Duarte Nogueira (PSDB), Ribeirão Preto (SP); Max Filho (PSDB), Vila Velha (ES); Washington Reis (PMDB), Duque de Caxias (RJ); Anderson Ferreira (PR), Jaboatão dos Guararapes (PE). Dois se elegeram vices: Marcos Rotta (PMDB), Manaus (AM); e Moroni Torgan (DEM), Fortaleza (CE).

Outros dez deputados já tinham sido eleitos no primeiro turno, sendo oito a prefeitos: Marcelo Belinati (PP), Londrina (PR); Odelmo Leão (PP), Uberlândia (MG); Dr. João (PR), São João do Meriti (RJ); Edinho Araújo (PMDB), São José do Rio Preto (SP); Fabiano Horta (PT), Maricá (RJ); Fernando Jordão (PMDB), Angra dos Reis (RJ); Moema Gramacho (PT), Lauro de Freitas (BA); e Arnon Bezerra (PTB) em Juazeiro do Norte (CE). A vice foram eleitos Bruno Covas (PSDB), São Paulo; e Manoel Júnior (PMDB), João Pessoa.

Senado
No Senado, apenas o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) foi eleito prefeito ontem (30), em segundo turno. Ele vai assumir a prefeitura do Rio de Janeiro. Assumirá a vaga dele, o suplente Eduardo Lopes, também do PRB. A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) também disputou a eleição municipal, mas foi derrotada na capital paulista.

Agência Brasil

Começa hoje segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

Com a expectativa de imunizar cerca de 150 milhões de animais, tem início hoje (1º) a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa.

Em 14 estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo), a vacinação deve ocorrer em todo o rebanho bovino e de búfalos. Em mais oito estados (Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul - exceto no Pantanal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins) e no Distrito Federal, a vacina será somente para animais com até 2 anos de idade.

Na região da Calha do Rio Amazonas e na Zona de proteção do Pará, a vacinação já foi concluída. Segundo o Ministério da Agricultura, 550 mil animais foram imunizados. No país, o rebanho é de cerca de 215 milhões de cabeças, sendo 213,8 milhões de bovinos e 1,1 milhão de búfalos.

O produtor que não imunizar o rebanho está sujeito a multa. O valor varia de acordo com a unidade da federação. Em Minas Gerais, a multa por animal não vacinado é de R$ 75,25. O criador que aplicou a vacina e não fez a declaração ao órgão estadual de defesa agropecuária também pode ser multado.

Para declarar a vacinação, o pecuarista precisa apresentar a nota fiscal e a relação dos animais imunizados. A vacinação faz parte do Plano Nacional de Prevenção e Erradicação de Febre Aftosa, coordenado pelo Ministério da Agricultura, que tem como estratégia principal a implantação progressiva e a manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Agência Brasil

Gás de botijão deve ficar mais caro a partir de hoje, diz Petrobras

botijão de gás
Botijão de gás vai ficar mais caro com fim de subsídio da PetrobrasArquivo/Agência Brasil



















A Petrobras informou que o preço do gás de botijão deve sofrer um reajuste a partir de hoje (1°). Isso porque a empresa alterou os contratos com distribuidoras de gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de botijão.

O botijão de 13 quilos, que é o padrão para uso residencial, deve ficar R$ 0,20 mais caro, em média. De acordo com a Petrobras, o aumento não deverá passar de R$ 0,70 por botijão em nenhum lugar do país.

Segundo a Petrobras, o aumento ocorrerá porque os custos com a logística do produto, que eram cobertos pela estatal, serão repassados às distribuidoras. Ainda de acordo com a empresa, na prática isso significa uma redução dos subsídios às distribuidoras, como aconteceu há dois anos com os contratos de fornecimento de diesel e gasolina. A Petrobras explicou que o fim dos subsídios "é importante para evitar distorções".

Agência Brasil