3 de janeiro de 2022

Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022


Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos em 2022. A prova de vida voltou a ser obrigatória, após três meses de suspensão. O procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício.

Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida foi suspensa por causa da pandemia de covid-19. O procedimento foi retomado em junho do ano passado, mas suspenso novamente em outubro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente a 2021. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos em fevereiro.

Calendário

Uma portaria publicada no último dia 28, no Diário Oficial da União, estendeu os prazos para realização da prova de vida, além de trazer o calendário que define as datas para os beneficiários que não realizaram o procedimento desde o ano de 2020.

Como fazer

A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo.

Os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.

Etapas

A não realização do cadastramento não implica o cancelamento imediato do benefício. Antes disso há duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. Quem tiver o benefício suspenso em fevereiro entrará na etapa de suspensão três meses mais tarde. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.

Reativação

Segurados com os benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. No caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. Esse procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por Reativar Benefício, na lupa.

Os servidores públicos inativos (aposentados e pensionistas) e anistiados políticos seguiram um cronograma diferente de recadastramento. Para essas categorias, o prazo para fazer a prova de vida de 2021 acabou em 31 de dezembro.

 Por Wellton Máximo

Com informações da Agência Brasil 

Entra em vigor o novo salário mínimo de R$ 1.212.

 Começa a valer, a partir deste sábado (1º), primeiro dia do ano de 2022, o novo valor do salário mínimo no Brasil, que passa a ser de R$ 1.212 por mês. A mudança foi oficializada ontem (31), último dia de 2021, por meio de uma medida provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.

O novo valor considera a correção monetária pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) de janeiro a novembro de 2021 e a projeção de inflação de dezembro de 2021, estimada pela área técnica do Ministério da Economia. No total, o aumento será de 10,18% em relação ao valor anterior, que era de R$ 1.100.

Os estados também podem ter salários mínimos locais e pisos salariais por categoria maiores do que o valor fixado pelo governo federal, desde que não sejam inferiores ao valor do piso nacional.

O novo mínimo altera o valor de cálculo de benefícios previdenciários, sociais e trabalhistas. No caso das aposentadorias e pensões por morte ou auxílio-doença, os valores deverão ser atualizados com base no novo mínimo. O mesmo vale para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que corresponde a um salário mínimo e é pago a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda. 

Cálculos das contribuições dos trabalhadores ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também serão reajustados. Uma portaria do Ministério da Economia deverá ser publicada, nos próximos dias, com a oficialização dos novos valores. 

Por Pedro Rafael Vilela 

Com informações da Agência Brasil 

13 de dezembro de 2021

Inesquecível e arrebatadora! Temporada 2021 do Fortaleza é a melhor da história do clube com feitos inéditos

Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

Na história vai ficar! O Fortaleza Esporte Clube encerra a temporada de 2021 como a melhor da sua história em 103 anos de instituição. Além da vaga inédita para a Copa Libertadores, o Tricolor de Aço fechou com chave de ouro no G4 do Brasileirão, sendo o melhor nordestino na era dos pontos corridos. Além disso, sem esquecer do tabus quebrados no campeonato nacional, do tricampeonato cearense invicto e do terceiro lugar na Copa do Brasil.

Do inferno à glória eterna. A nação tricolor, que sofreu com 8 anos na Série C, irá lembrar para sempre o que o Leão do Pici fez em 2021. Relembre:

TRICAMPEÃO CEARENSE INVICTO

Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

O tricampeonato cearense invicto foi o 44º título estadual do Fortaleza, sendo o maior campeão do Estado e do século. Com a melhor campanha na edição de 2021, o Leão conquistou seis vitórias e três empates. A final foi realizada em duas partidas diante do maior rival com um triunfo e um empate.

Além dos feitos gerais, o técnico Juan Pablo Vojvoda levantou a sua primeira taça como treinador e Marcelo Paz se tornou o primeiro presidente do clube a ser tricampeão cearense consecutivo.

COPA DO NORDESTE

Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

A Copa do Nordeste marcou o ponta pé inicial do Fortaleza na temporada. Na estreia, o Leão venceu o CRB, por 1 a 0, na Arena Leão 1918. Com 70% de aproveitamento, o Tricolor foi até as semifinais, e fez uma campanha de seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. Terminou a competição em terceiro lugar.

LEÃO NAS SEMIFINAIS DA COPA DO BRASIL PELA PRIMEIRA VEZ

Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

A temporada histórica também passou pela incrível campanha na Copa do Brasil. O dia 15 de setembro de 2021 é inesquecível para o torcedor tricolor ao ver o Fortaleza na semifinal da competição pela primeira vez. Nas quartas de final, bateu o São Paulo por 3 a 1 na Arena Castelão, com um 2 a 2 suado no primeiro duelo, no Morumbi.

Ficou entre os quatro melhores times do Brasil como o único clube que veio da primeira fase. Antes de fazer o feito inédito, a equipe chegou às quartas de final batendo a melhor campanha já feita na história, que ocorreu em 2001.

Finalizou a competição com seis vitórias, dois empates, duas derrotas com 15 gols feitos e onze contras.

TABUS QUEBRADOS, VAGA NA LIBERTADORES E G4

Fotos: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

Tudo começou com o eletrizante 2 a 1 diante do Atlético/MG, em pleno Mineirão. A virada em Minas Gerais seria também o início de uma virada de chave na história do Fortaleza Esporte Clube. Dos 20 times, o Leão do Pici foi o único que permaneceu entre os seis colocados em 38 rodadas do Campeonato Brasileiro.

Com vitórias e derrotas, todas as partidas foram importantes para o Tricolor de Aço fazer história neste ano. A equipe quebrou tabus contra grandes times do futebol brasileiro e bateu recordes durante a competição. Confira:

- Se tornou o clube nordestino com o melhor desempenho na história do 1º turno do Brasileirão, na era dos pontos corridos. Além de ter terminado no G4, obtendo a melhor colocação de um time nordestino na era dos pontos corridos.

- O único que permaneceu no G6 em 38 rodadas do Campeonato Brasileiro.

Bateu o Atlético/MG fora de casa, assim, encerrou um tabu de 15 anos de não vencer o adversário em Minas Gerais.

- Derrotou Corinthians, São Paulo e Palmeiras depois de mais de 16 anos.

- Triunfou contra o Sport fora de casa pela primeira vez.

- Na vitória contra o Fluminense, voltou a vencer no Maracanã após 15 anos.

Com tabus quebrados, o sonho para jogar a Libertadores pela primeira vez foi concretizado na 36ª rodada. O Leão lutou até o fim e bateu o Juventude por 1 a 0 com gol de Depietri diante de mais de 45 mil torcedores para cravar uma vaga na Pré-Libertadores Dois dias depois, por uma combinação de resultados, o Fortaleza conquistou uma vaga na fase de grupos.


O encerramento foi com chave de ouro para coroar a temporada. No olhar de alegria de 51.125 tricolores, que faziam muita festa, o Fortaleza bateu o Bahia por 2 a 1 de virada na última rodada. Assim, concretizou-se entre os quatro melhores times do Brasil e obteve o maior público do futebol cearense em 2021.

Foto: Karim Georges / Fortaleza EC

Com informações do Fortaleza1918.bom

27 de setembro de 2021

Eduardo Barroca deixa comando do Atlético Goianiense

O Atlético-GO confirmou na tarde desta segunda-feira (27) a saída do técnico Eduardo Barroca. O anúncio foi feito pelo presidente do clube, Adson Batista, pelo twitter. Segundo o dirigente, o desligamento foi em comum acordo com o profissional.

A última partida de Barroca à frente do Dragão foi o empate em 0 a 0 com o Cuiabá, no último domingo (26), no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No clube desde maio deste ano, o treinador comandou a equipe em 25 oportunidades. Foram sete vitórias, 11 empates e 7 derrotas. Em 2019, Barroca já havia comandado o time goiano na reta final da campanha que deu o acesso à elite do futebol nacional. Na ocasião, foram oito jogos, com três vitórias, quatro empates e uma derrota.

O Atlético-GO apresentou forte queda de rendimento nos últimos jogos, tendo apenas uma vitória em 10 partidas. Atualmente, o time é o 12º colocado do Brasileiro, com 27 pontos. O próximo jogo do Dragão será contra o Fortaleza, no Ceará, no sábado (2). Os auxiliares Eduardo Souza e João Paulo Sanches comandam a preparação da equipe para esse compromisso.

Por Juliano Justo

Com informações da Agência Brasil

23 de setembro de 2021

Um mês após pedir para sair, Hélio dos Anjos está de volta ao Náutico

Um mês após pedir demissão, o treinador Hélio dos Anjos está de volta ao Náutico. O clube e o treinador chegaram a um acordo nesta quinta-feira. O acerto foi oficializado nas redes sociais do Timbu.

Hélio já deve ir a Belém para comandar o time no jogo desta sexta-feira, contra o Remo, pela 26ª rodada da Série B.

Para se chegar a um consenso, as partes começaram a negociar nesta tarde, quando o nome de Dado Cavalcanti, ex-Bahia, despontava como favorito para assumir o Timbu.

Um intermediário, do grupo de empresários que apoiam a atual gestão, fez a ponte entre o treinador e o clube - uma vez que havia um mal-estar pela forma como Hélio saiu do Náutico, um mês atrás.

Vencido esse bloqueio, clube e treinador negociaram o que Hélio tinha a receber da primeira passagem e passaram a discutir a retirada da ação que o profissional moveu contra o Náutico quando saiu.

Boa imagem

Esta será a quarta passagem de Hélio pelo Náutico. Na última, a mais marcante, o treinador livrou o clube do rebaixamento para a Série C e, nesta temporada, entrou para a história ao conquistar o título do Campeonato Pernambucano. Além disso, protagonizou o melhor início na era dos pontos corridos da Série B, com 14 jogos de invencibilidade.

Ao todo, foram 48 jogos - com 22 vitórias, 15 empates e 11 derrotas, resultando num aproveitamento de 56,2%. Durante nove meses, ele construiu identificação com a torcida, que foi parte importante para seu retorno, com forte mobilização nas redes sociais.

Por Rômulo Alcoforado 

Com informações do ge - Recife - PE


CBF define datas, locais e horários das semifinais da Copa Intelbras do Brasil 2021

Estão definidas as datas, horários e locais dos jogos das semifinais da Copa Intelbras do Brasil 2021. Nesta quinta-feira (23), a Diretoria de Competições da CBF publicou a tabela detalhada dos confrontos entre Athletico Paranaense e Flamengo e Atlético-MG e Fortaleza.

Os primeiros jogos serão na mesma data e no mesmo horário. Às 21h30 do dia 20 de outubro (quarta-feira), o Athletico Paranaense recebe o Flamengo na Arena da Baixada, enquanto o Atlético-MG duela com o Fortaleza no Mineirão. Uma semana depois, no dia 27 de outubro, é a vez de Fla e Furacão se enfrentarem no Maracanã, e de Fortaleza e Galo jogarem na Arena Castelão. Os dois jogos estão marcados para as 21h30.

Semifinais da Copa Intelbras do Brasil 2021

JOGOS DE IDA

20 de outubro (quarta-feira)

21h30 - Athletico Paranaense x Flamengo - Arena da Baixada, Curitiba (PR)

21h30 - Atlético-MG x Fortaleza - Mineirão, Belo Horizonte (MG)

JOGOS DE VOLTA

27 de outubro (quarta-feira)

21h30 - Flamengo x Athletico Paranaense - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

21h30 - Fortaleza x Atlético-MG - Arena Castelão, Fortaleza (CE)

Com informações assessoria da CBF

22 de setembro de 2021

Senado aprova PEC que flexibiliza gastos na educação em 2020 e 2021

PEC desobriga investimento mínimo em educação nos anos de pandemia

O Senado aprovou hoje, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13, cuja votação iniciou na semana passada. A PEC livra de punição os estados e municípios que não investiram em 2020 e 2021 a porcentagem mínima de recursos resultantes de impostos exigida pela Constituição em educação. Agora, o texto segue para votação na Câmara dos Deputados.

A justificativa para aprovação da PEC é que a pandemia, que obrigou a suspensão de aulas e, ao mesmo tempo, o redirecionamento de verbas para a área da saúde, impediu prefeitos de investirem em educação uma porcentagem mínima prevista em lei. Por conta da suspensão de aulas presenciais, gastos com transporte escolar e merenda, que não foram necessários.

“Nesse prisma, o gestor, para alcançar o piso de investimento, teria que praticamente inventar despesas, o que poderia levar ao desperdício dos recursos públicos”, defendeu a relatora da PEC, Soraya Thronicke (PSL-MS), durante as discussões da PEC ainda em primeiro turno, na semana passada.

A Constituição determina que a União aplique em educação pelo menos 18% e estados e municípios pelo menos 25% do total de receitas vindas de impostos. Caso a PEC não seja aprovada no Congresso, os gestores que não aplicaram o mínimo previsto podem sofrer penalidades cíveis ou criminais, além de sanções administrativas. Segundo levantamento da Consultoria do Senado, no entanto, apenas 280 municípios não cumpriram com a destinação mínima. Isso representa 5% do total de municípios do país.

Segundo argumentou Soraya Thronicke em seu parecer, a pandemia causou impacto no orçamento dos entes federativos, em virtude da queda de arrecadação, redirecionamento de recursos para a saúde e adoção de medidas de apoio econômico para amenizar o desaquecimento da atividade produtiva.

A medida só vale para os exercícios de 2020 e 2021. “Após a retomada das atividades econômicas, a responsabilização pelo descumprimento da vinculação constitucional de recursos para a educação volta a vigorar”, disse Thronicke em seu parecer. Além disso, a PEC determina que os gestores que não aplicaram a porcentagem mínima de recursos, deverão investir essa verba não utilizada até 2023.

A PEC é fruto de uma demanda da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Segundo a entidade, não há como penalizar gestores pelo não cumprimento dos 25%, diante de um cenário que apresentou receita crescente, em contraste com o congelamento de despesas com pessoal e aulas ainda não totalmente retomadas em muitas escolas.

Por Marcelo Brandão
Com informações da Agência Brasil

Lava do Cumbre Vieja corre a 300 metros por hora e já atinge espessura de 15 metros.

A erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma (arquipélago das Canárias), arrasou 154 hectares e destruiu 320 edificações, informou o sistema de medição geoespacial europeu Copernicus nesta quarta-feira (22). Um aumento, na comparação com o boletim anterior que trazia 185 edificações e 103 hectares destruídos.

Segundo as autoridades de La Palma, os números continuarão aumentando nas próximas horas, à medida que a lava avança para o mar. Em um primeiro momento, era esperada para acontecer na segunda-feira (20) o encontro do magma com o oceano, mas a velocidade de deslocamento reduziu.

Este é um encontro que preocupa, porque pode gerar explosões, ondas de água fervente, ou mesmo nuvens tóxicas, explica a página do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

– Nas últimas horas, se desacelerou muito. Agora está se movendo a 300 metros por hora, talvez menos, porque está chegando a uma zona muito plana. [...] O que está fazendo é ganhar altura. Há áreas, nas quais já tem 15 metros de espessura – afirma o porta-voz do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan), David Calvo. 

A Involcan estimou, nesta quarta-feira (22), que a erupção pode durar "entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica da ordem de 55 dias".

Primeira erupção do Cumbre Vieja desde 1971 nesta ilha de 85 mil habitantes, o fenômeno provocou a retirada de 6,1 mil pessoas, entre elas 400 turistas. As outras 5,7 mil, moradores locais, viram-se obrigadas a deixar suas casas, às vezes, em questão de minutos.

Até o momento, não há informações sobre vítimas.

– Têm sido dias realmente duros – tuitou o presidente da Câmara Municipal de La Palma, Mariano Hernández Zapata. – Ouvir quem perdeu tudo e quem sabe que vai perder é frustrante – desabafou.

Com informações do gauchazh.com

Nível do mar continua a subir em ritmo alarmante, alerta relatório

Aumento é de 3,1 milímetros por ano

O nível dos oceanos continua a subir  em ritmo alarmante de 3,1 milímetros (mm) por ano, devido ao aquecimento global e ao derretimento do gelo na Terra, informou hoje (22) o Serviço de Monitoramento do Meio Marinho do programa Copernicus.

A extensão do gelo marinho do Ártico tem diminuído constantemente. Entre 1979 e 2020 perdeu o equivalente a seis vezes o tamanho da Alemanha, de acordo com o relatório divulgado nesta quarta-feira.

A extrema variação entre períodos de frio e ondas de calor no Mar do Norte está relacionada com mudanças na captura de linguado, lagosta europeia, robalo, salmonete e caranguejos.

A poluição causada pelas atividades em terra, como a agricultura e a indústria, tem impacto nos ecossistemas marinhos, reforçaram os especialistas na quinta edição do relatório sobre o estado dos oceanos.

O aquecimento dos oceanos e o aumento de salinidade intensificaram-se no Mediterrâneo na última década.

"Estima-se que o aquecimento do Oceano Ártico contribua com quase 4% para o aquecimento global dos oceanos", diz o relatório.

Mais de 150 cientistas, de cerca de 30 instituições europeias, colaboraram no trabalho. De acordo com as conclusões, o oceano passa por "mudanças sem precedentes", o que terá  enorme impacto no bem-estar humano e nos ambientes marinhos.

"As temperaturas da superfície e subsuperfície do mar aumentam em todo o mundo e os níveis do mar continuam a subir a taxas alarmantes: 2,5 mm por ano no Mediterrâneo e até 3,1 mm por ano globalmente", afirmaram os peritos.

O documento é apresentado como uma referência para a comunidade científica, líderes mundiais e o público em geral.

A combinação desses fatores pode causar "eventos extremos" em áreas mais vulneráveis, como Veneza, onde em 2019 uma subida do nível das águas fora do comum, uma forte maré e condições climáticas extremas na região provocaram a chamada "Acqua Alta" - quando o nível da água subiu para um máximo de 1,89 metros.

"Esse foi o nível de água mais alto registado desde 1966 e mais de 50% da cidade foram inundados", lembram os autores do documento.

Os cientistas explicaram que a poluição por nutrientes oriundos de atividades terrestres, como a agricultura e a indústria, tem "efeito devastador na qualidade da água" do oceano.

O aumento do crescimento das plantas pode levar à redução dos níveis de oxigênio na água do mar e até mesmo bloquear a luz natural, "com efeitos potencialmente graves" nos ambientes costeiros e na biodiversidade marinha.

No Mar Negro, por exemplo, o percentual de oxigénio tem diminuído desde o início das medições, em 1955.

O aquecimento da água do mar faz com que algumas espécies de peixes migrem para águas mais frias, levando à introdução de espécies não nativas num determinado habitat, como aconteceu em 2019 quando o peixe-leão migrou do Canal do Suez para o Mar Jónico, devido ao aumento das temperaturas na Bacia do Mediterrâneo.

Segundo o relatório, o gelo marinho do Ártico continua muito abaixo da média e diminui em ritmo alarmante.

Nos últimos 30 anos, o gelo marinho do Ártico diminuiu continuamente em extensão e espessura. Desde 1979, a cobertura de gelo em setembro reduziu 12,89% por década, com mínimos recordes nos últimos dois anos.

A perda contínua do gelo marinho do Ártico pode contribuir para o aquecimento regional, a erosão das costas árticas e as mudanças nos padrões climáticos globais.

Por RTP - Lisboa

Com informações da Agência Brasil

Marcelo Chamusca deixa o Náutico um mês após assumir o comando do clube

O Náutico decidiu encerrar o vínculo com técnico Marcelo Chamusca nesta quarta-feira, um dia após a derrota para o Londrina, em casa, na 25ª rodada da Série B. A informação foi confirmada nas redes sociais do clube, que afirmou que a rescisão se deu "em comum acordo". O profissional, anunciado no dia 18 de agosto, ficou nos Aflitos pouco mais de um mês.

O resultado ruim diante do Londrina se somou a outros reveses de Chamusca, que não conseguiu fazer o Náutico retomar o bom momento na Série B, quando ainda era dirigido por Hélio dos Anjos e liderou a competição durante boa parte do primeiro turno.

Sob o comando de Chamusca, o Náutico fez seis jogos. Ganhou um (o primeiro, contra o CSA), empatou dois e perdeu três. O aproveitamento é de 28% dos pontos disputados, com oito gols sofridos e cinco marcados.

Os maus resultados, a distância para o G-4 (agora a nove pontos do Timbu) e o desempenho do time foram determinantes para a queda do treinador.

Com a saída dele, o Náutico já inicia a busca por um novo técnico, o terceiro da temporada. Para o jogo da próxima sexta-feira, contra o Remo, na 26ª rodada da Série B, o Timbu deve ter um interino à beira do gramado.

Por Rômulo Alcoforado

Com informações do ge - Recife - PE

Definidos os mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil 2021

Nesta quarta-feira (22), um sorteio definiu os mandos de campo dos confrontos das semifinais da Copa do Brasil 2021. O sorteio foi realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Athletico-PR x Flamengo (Ida) / Flamengo x Athletico-PR (Volta)

Atlético-MG x Fortaleza (Ida) / Fortaleza x Atlético-MG (Volta)

Os duelos da semifinal da Copa do Brasil estão previstos para os dias 20 (ida) e 27 (volta) de outubro.

Trajetória dos clubes

Flamengo Everton Ribeiro Athletico Abner — Foto: Matheus Meneses/NeoPhoto

O Athletico chegou à semifinal após eliminar o Santos com vitórias por 1 a 0. O Fla aplicou 6 a 0 no agregado contra o Grêmio (4 a 0 e 2 a 0). O Galo também venceu as duas contra o Fluminense (2 a 1 e 1 a 0). E o Fortaleza ganhou do São Paulo por 3 a 1 após 2 a 2 na ida.

                                 Fortaleza, Atlético-MG, Ederson, Hulk — Foto: Thiago Gadelha / SVM

Athletico, Atlético-MG e Flamengo já garantiram R$ 15,1 milhões só em premiação na Copa do Brasil. O Fortaleza recebeu um pouco mais, R$ 17,2 milhões, porque ele é o único semifinalista que vem desde a primeira fase da Copa do Brasil.

Quem avançar receberá quanto?

Quem avançar para a decisão vai garantir, pelo menos, mais R$ 23 milhões - esse é o valor dado ao vice-campeão. Quem conquistar a Copa do Brasil vai abocanhar mais R$ 56 milhões.

Athletico-PR, Atlético-MG e Flamengo podem receber, ao todo, R$ 71,1 milhões em caso de título. Prêmio do Fortaleza chegaria a R$ 73,2 milhões.

Com informações do ge - Fortaleza - CE

O que faz um vulcão ficar ativo ou inativo por tanto tempo?

Cumbre Vieja entrou em erupção após mais de 50 anos inativo


A erupção do vulcão Cumbre Vieja, que aconteceu no domingo (19), em La Palma, ilha espanhola localizada no arquipélago das Canárias, despertou a curiosidade de algumas pessoas pelo fato de a estrutura voltar a ficar ativa após cerca de 50 anos.

O que parece ser algo surpreendente é, na realidade, muito comum de ocorrer em regiões ao redor do mundo conhecidas por contarem com vulcões que aparentemente estão inativos.

De acordo com Ricardo Meirelles Piazza, Professor do Departamento de Oceanografia da UFBA (Universidade Federal da Bahia), algumas estruturas muito conhecidas, como o Monte Fuji, no Japão, e os vulcões localizados no parque Yellowstone, nos EUA, são classificadas como dormentes há bastante tempo. “Um vulcão dormente não se encontra em atividade, mas pode, a qualquer momento, começar a apresentar alguns sinais característicos que normalmente antecedem as erupções, como a emissão de fumaça”, afirma o docente.

Outro sinal de que uma estrutura vulcânica possa estar ficando ativa são os tremores de terra. Segundo o especialista, as atividades sísmicas costumam ser intensificadas dias antes de ocorrer a erupção, assim como ocorreu na última semana na Espanha. 

Essas atividades são retomadas no momento em que as placas tectônicas que formaram os vulcões há milhares ou milhões de anos e não estavam em movimento, voltam a se mover e convergir. Com isso, elas passam a se sobrepor uma sobre a outra e abrem espaço para que a lava, que estava armazenada, seja expelida junto com as cinzas vulcânicas, explica o professor.

Já a inatividade vulcânica está relacionada tanto à não movimentação das placas tectônicas como com o afastamento do vulcão das bordas destas placas. No segundo caso, a distância faz com que a estrutura não gere os sinais de erupção, mas, mesmo assim, há a possibilidade das placas convergirem novamente ou até mesmo que novas fissuras atinjam a base da estrutura, fazendo com que ele volte a ficar ativo após um longo período.

Círculo de fogo e o vulcão mais ativo do mundo
O vulcão mais ativo do mundo é o Kīlauea, localizado no Parque Nacional de Vulcões do Havaí. De acordo com Ricardo, ele tem entre 300 mil e 600 mil anos e está em constante erupção desde meados da década de 1980.

O Kīlauea encontra-se no que é conhecido como Círculo de Fogo do Pacífico, região caracterizada por abrigar mais de 450 vulcões. “As extremidades da placa tectônica do Pacífico, uma das maiores do mundo, está localizada no Círculo de Fogo. Ela se choca frequentemente com outras placas menores e, por conta disso, há a formação de tantos vulcões nesse local”, ressalta o professor da UFBA.

O círculo de fogo ocupa uma área de mais de 40 mil quilômetros de extensão, passando pelo oeste das Américas e também pelo leste do continente asiático. São nessas regiões que estão a maioria dos vulcões ativos e inativos do mundo.

Por João Melo
Com informações do R7

21 de setembro de 2021

Covid-19: casos no país diminuem após ajuste de dados em estados

O balanço diário de casos de covid-19 do Ministério da Saúde apontou 573 diagnósticos a menos confirmados que os dados divulgados ontem. Com isso, o número de pessoas infectadas desde o início da pandemia ficou em 21.247.094, enquanto ontem foram contabilizados 21.247.667. Isso porque o Ceará corrigiu a base de dados do estado e reduziu 12.028 casos, o que resultou em uma diminuição do total de novos casos comunicados. 

De acordo com a pasta, em 24 horas, foram registrados 11.455 novos casos no país.

Há ainda 405.456 casos em acompanhamento. O nome é dado ao número de casos ativos de pessoas que tiveram o diagnóstico confirmado e estão sendo atendidas por equipes de saúde ou se recuperando em casa.


Boletim Covid-19 21-09-2021 - Ministério da Saúde

A consolidação das mortes não sofreu variações negativas. Em 24 horas, foram registrados 485 novos óbitos. Com isso, o total de pessoas que não resistiram à doença chegou a 591.440. 

O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 subiu para 20.250.198, o que corresponde a 95,2% das pessoas infectadas no Brasil desde o início da pandemia.

Estados

No topo do ranking de mortes por estado estão São Paulo (148.295), Rio de Janeiro (64.918, registradas até ontem), Minas Gerais (54.095), Paraná (38.556) e Rio Grande do Sul (34.617). Na parte de baixo da lista estão Acre (1.835), Amapá (1.972), Roraima (1.987), Tocantins (3.747) e Sergipe (6.177). 

Vacinação

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, 223,4 milhões de doses da vacina contra a covid-19 foram aplicadas, sendo 142,2 milhões da primeira dose e 81,2 milhões da segunda ou dose única dose. Em 24 horas, foram aplicadas 751,4 mil doses. 

Ainda conforme o painel de vacinação, foram distribuídos 287,9 milhões de doses, sendo 264,7 milhões de doses entregues e 23,2 milhões em processo de distribuição.

Por Jonas Valente

Com informações da Agência Brasil 

MEC lança programa para incentivar participação de famílias em escolas

 O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (21) o Programa Educação e Família, que tem o objetivo de promover o engajamento das famílias na vida escolar dos filhos por meio de uma interação mais permanente com as escolas. 

Este ano, segundo a pasta, o programa atenderá 5.755 escolas da educação básica, que deverão criar e colocar em prática estratégias para ampliar e qualificar a participação das famílias. Em 2022, serão contempladas mais 17 mil escolas. O total de recursos distribuídos em 2021 será de R$ 16 milhões.

"Nós ainda acreditamos que, de fato, a escola ensina, mas a família educa", disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante evento de lançamento da iniciativa, ocorrido em Brasília e transmitido pelas redes sociais da pasta.

Para o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, para a concretização do programa, é fundamental que as escolas criem mecanismos para atrair as famílias, gerem coletivamente ideias e soluções, “materializando-as em um plano de ação que contemple metas, prazos e custos das atividades que serão realizadas, tais como oficinas, visitas guiadas, cursos, palestras, atividades voluntárias, entre outros". 

Segundo o governo, o Programa Educação e Família concentra-se em quatro ações estratégicas. A primeira é o repasse de recursos financeiros por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para as unidades educacionais selecionadas. A segunda estratégia é o processo de formação continuada, ofertadas principalmente em ambiente virtual, para professores, pais e alunos. 

O terceiro foco é no fortalecimento e ampliação do conselho escolar, com destaque para maior participação da família no colegiado. A quarta ação estratégica envolve a disseminação do uso do aplicativo Clique Escola, que já tem mais de 200 mil downloads e permite acesso de qualquer cidadão a informações financeiras e de programas das escolas. Por meio da plataforma, as famílias poderão fiscalizar os recursos recebidos e colaborar com a gestão das escolas.  

Presidente à cerimônia de lançamento do programa, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, elogiou o projeto ao lembrar que escola e família devem caminhar juntas, já que "uma precisa da outra". "A escola pode ser sim um lugar de proteção, um lugar de fortalecimento de vínculos familiares", disse.

Por Pedro Rafael Vilela

Com informações  da Agência Brasil 

Especialista estima redução de 53% das emissões de carbono até 2050


Com algumas medidas já consensuais no meio científico, é possível reduzir, até 2050, mais da metade das emissões de carbono no Brasil. A estimativa é do presidente do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável, Márcio de Almeida D’Agosto, que citou como “chave para a redução das emissões" um pacote de medidas de mitigação que incluem a qualificação do transporte público.

Integrante do Programa de Engenharia de Transporte da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele avalia que esse tipo de transporte deve ser repensado para a adoção de “ônibus confortáveis, integrados, com dimensões adequadas e ar-condicionado”.

Além disso, ele aponta a eletrificação desse modal como “atividade chave para se atingir o objetivo de emissões zero”.

D’Agosto lembra que os ônibus representam apenas 0,6% da frota circulante do modo rodoviário, porém são responsáveis por 50% da atividade de passageiros e 11% da demanda de energia.

Já os caminhões utilizados no transporte urbano de carga representam 1,3% da frota circulante e são responsáveis por cerca de 10% da atividade de carga e da demanda de energia.

O especialista inclui, entre as medidas de mitigação que favorecem a redução das emissões de carbono na atmosfera, o aumento do uso de biocombustíveis; a expansão de ferrovias para transporte de cargas, nas proporções já projetadas; e a eletrificação e otimização, também, da logística, bem como dos veículos leves.

“Como resultado para isso, vimos que seria possível chegar, em 2050, reduzindo em 53% as emissões, e abatendo [da atmosfera] 268 megatoneladas de gás carbônico”, complementa o especialista, que participou do seminário Mobilidade Baixo Carbono, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Cada megatonelada (Mt) corresponde a um milhão de toneladas.

Segundo D'Angelo, já em 2030 seria possível reduzir em um terço a quantidade de carbono emitida por atividade de transporte de cargas e de passageiros.

Durante o evento, foi lançado o caderno Transição para uma Mobilidade Zero Emissões, publicação que, segundo a diretora do Departamento de Planejamento Integrado e Ações Estratégicas do MDR, Sandra Maria Santos Holanda, reúne estudos e informações voltados a cidadãos e comunidades que fazem uso do transporte.

Por Pedro Peduzzi
Com informações da Agência Brasil 

Dia Mundial do Alzheimer: saiba sintomas, prevenção e tratamento

Entre os primeiros sinais, que aparecem após os 65 anos, pode estar a depressão

A iniciativa global “Setembro: Mês Mundial da Doença de Alzheimer” completa, este ano, o décimo aniversário da campanha que busca desmistificar o preconceito e a desinformação que cercam a doença. O tema da campanha em 2021 é “Conhecer Demência, Conhecer Alzheimer”.

Nesta terça-feira (21), quando se comemora o Dia Mundial do Alzheimer, o mestre em psiquiatria e psicologia médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisador do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), Adiel Rios, explicou à Agência Brasil que o Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro. Ela acomete algumas funções cerebrais, entre elas a memória, o cálculo, a linguagem e o comportamento.

“Todas essas funções são comprometidas de forma progressiva e lentamente, de maneira que isso interfere na vida diária do paciente”, explicou. Os primeiros sinais podem surgir de alterações comportamentais. Nem sempre são alterações de memória.

Adiel Rios disse que, de modo geral, como se trata de uma doença que acomete mais o indivíduo idoso, acima de 65 anos de idade, os primeiros sinais podem ser depressão, alteração no comportamento, mais agitação, delírio, mudança na personalidade, agressividade e até mesmo alucinações. “Essas podem ser mudanças frequentes no início da doença, quando o paciente sequer tem alteração da memória. Depois, podem surgir essas alterações”.

O psiquiatra esclareceu que o Alzheimer, contudo, não envolve qualquer perda de memória. “A gente deve ficar atento porque, todos nós temos esquecimento, o que é natural. Mas a perda de memória no Alzheimer é uma perda de memória que se repete e compromete o dia a dia, interferindo, muitas vezes, nas funções e no funcionamento das atividades pessoais”.

Sem cura

Como exemplo, ele citou o caso da pessoa que esquece que está no shopping e não lembra como voltar para casa, repetidas vezes. Trata-se de um esquecimento mais grave, que passa a ser também recorrente. A pessoa começa a ter dificuldade para se orientar no tempo e espaço. Segundo Adiel Rios, com o evoluir da doença, esse esquecimento passa a ser maior. As memórias do paciente acabam sendo deterioradas, principalmente as memórias da vida, autobiográficas. “O paciente começa a esquecer nome de filhos, de netos e, por fim, até dele mesmo, nos estágios finais”.

O Alzheimer não tem cura. Existem medicações que estabilizam a doença ou diminuem, pelo menos, a velocidade de progressão. “Mas isso durante um intervalo de cinco anos ou mais. Durante esse tempo, essas medicações podem oferecer ao paciente e ao familiar melhor qualidade de vida, menos alterações no comportamento, menos perdas de memórias, mas cura ainda não. Oferecem um conforto muito grande e uma qualidade de vida muito maior do que se não tomadas [as medicações]”.

Com informações do R7

Calote de R$ 1,6 tri de empresa da China ameaça exportações brasileiras


Os temores a respeito do possível calote de  R$ 1,6 trilhão (US$ 300 bilhões) da Evergrande, segunda maior incorporadora da China, preocupa a economia de todo o mundo no início desta semana e pode afetar diretamente as exportações brasileiras, a depender do auxílio a ser dado para salvar a empresa.

De acordo com Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos, o efeito da crise seria ocasionado pela possível desaceleração da economia chinesa. Para ele, a situação com a principal parceira comercial do Brasil seria “bastante ruim”, principalmente para o setor de matérias-primas.

“O mercado comercial, principalmente o de commodities [matérias-primas], como minério de ferro, siderurgia e proteína animal, tem um risco que está sendo monitorado”, diz Chinchila ao avaliar que pode haver ainda um “efeito cascata” no mercado global com a confirmação de um calote a empresa chinesa.

De acordo com dados do Ministério da Economia compilados pela FGV (Fundação Getulio Vargas), somente neste ano a China comprou 63% das vendas externas brasileiras de minério de ferro, 69% da soja em grão e 49% do petróleo. O país asiático também registrou elevada participação nas compras de carne bovina (57%) e celulose (42%),

"Os ventos favoráveis da balança comercial estão estritamente associados ao desempenho no mercado chinês. Supondo que este continue favorável, os possíveis riscos seriam: aumento das importações com a retomada de um crescimento sustentado do país", avalia o último Icomex (Indicador Mensal de Comércio Exterior), com dados do mês de agosto.

"Um terço do PIB chinês tem origem na construção civil. Se quebrar uma grande construtora na China, a demanda por minério de ferro e outra commodities tende a cair bastante", analisa Murillo Torelli, professor de contabilidade financeira e tributária da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Inflação

Para o bolso das famílias, a eventual quebra da incorporadora e o efeito cascata sobre as exportações brasileiras pode trazer um cenário positivo: a maior oferta de produtos dentro do território nacional e, consequentemente, uma redução nos preços desses itens muito vendidos para a China.

“A economia tende a ficar menos aquecida com a restrição das exportações e pode existir uma deflação de preços”, avalia Torelli. Ainda assim, ele diz não ver sinalização de altas mais contidas na taxa básica de juros para conter os preços no mercado nacional.

Atualmente, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumula uma alta de 9,68% nos 12 meses encerrados em agosto, patamar mais de 4 pontos percentuais superior ao teto da meta estabelecida pelo governo para o índice deste ano, de 5,25%.

Aversão aos emergentes

Outro efeito negativo ocasionado pelo possível calote da incorporadora asiática seria uma aversão ao risco do mundo em relação a outros países emergentes, como o Brasil, e apostarem na busca por mais segurança.

“Com a quebra de uma empesa muito grande, todos ficam com um pouco de meia racionalidade dentro do mercado em busca por mais segurança, e os países emergentes serão considerados como investimentos de risco”, afirma Torelli ao ver uma “tempestade perfeita” para a economia nacional em um momento que já é negativo.

Se a operação for efetiva, o professor ressalta que a menor injeção de dinheiro em território nacional tende a derrubar a Bolsa de Valores e a concessão de crédito no Brasil. “O investidor estrangeiro vai tirar o dinheiro daqui com medo do risco e também não empresta dinheiro. Sem crédito, as empresas não crescem e nem se desenvolvem”, completa ele.

Mercado financeiro

Os sinais de que a incorporadora enfrenta dificuldades financeiras surgiram em agosto do ano passado e aumentaram com o anunciou feito aos credores de que ela não pagaria os juros das dívidas com vencimento nesta semana. Foi suficiente para o colapso dos mercados mundiais.

Nesta segunda-feira (20), o temor com o eventual calote da incorporadora fez o Ibovespa, principal índice acionário do Brasil, recuar 2,33% e atingir o pior nível em quase 10 meses. O dólar, por sua vez, saltou 0,78% e fechou o dia cotado a R$ 5,329.

As principais perdas do dia foram justamente ocasionadas pelas empresas relacionadas com matérias-primas, como Vale (-3,3%) e Petrobras (-1,12%), produtoras dos produtos mais exportados pelo Brasil. "O Brasil sofre muito, já que duas das principais ações do Ibovespa são diretamente afetadas pelas commodities", avalia Filipe Fradinho, analista da Clear Corretora.

Na manhã desta terça-feira (21), o mercado nacional dava sinais de recuperação, mas ainda não revertia as perdas da véspera. Às 11h40, enquanto o Ibovespa avançava 0,38%, aos 109.258 pontos, o dólar recuava 0,17% e era corado a R$ 5,322.

Incorporadoras brasileiras

No caso das empresas que atuam no mesmo segmento da Evergrande, Torelli ressalta que a legislação nacional inibe que possíveis falência resultem em prejuízo aos compradores de imóveis na planta devido a uma regulação mais efetiva.

"Os clientes podem ficar com medo de investir com essa notícia de que uma grande incorporadora quebrando. Isso pode ser um problema, mas o Brasil tem uma segurança jurídica que é o patrimônio de afetação, criado após a quebra da Encol nos anos 1990", explica ele.

Torelli afirma que a medida faz com que todos os recursos alocados para a construção de um empreendimento fiquem direcionados apenas para a obra, sem ingressar no patrimônio das empresas.

"Caso tenha falência, os próprios proprietários que compraram os apartamentos na planta continuam a obra com o dinheiro que já investiram. É uma situação que tenta proteger os brasileiros de uma quebra como a da Evergrande, que pode deixar milhares de chineses sem receber seus apartamentos e nunca vão receber nada", completa o professor.

Com informações do R7