O período de tarifa de energia reduzida para irrigantes com medidor horo-sazonal será ampliado em mais seis horas. A medida foi assegurada para os agricultores familiar no Estado, devendo atender, num primeiro momento, 1.400 usuários que já instalaram seus medidores. Com isso, a tarifa especial irá das 21h30 às 12 horas do dia seguinte. Atualmente, esse período é de 21h30 às 6h da manhã. A medida será anunciada no próximo dia 17 pela presidente Dilma Roussef e o ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho.
De acordo com Luiz de Gonzaga, gerente do Projeto Horo-Sazonal na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a prolongação do benefício contemplará, ainda este ano, mais de dois mil irrigantes cearenses, entre os que já estão com o medidor e mais 600 que deverão ser instalados até o fim de dezembro de 2011.
Competitividade
Luiz de Gonzaga reconhece que o número do público atendido ainda é pouco diante da grande demanda de agricultores familiares cadastrados no Estado. No entanto, ele acredita que há um benefício imediato para aqueles que investem na agricultura familiar, contando agora com tarifas de energia elétrica competitivas em relação ao agronegócio.
"Naturalmente, que haverá uma pressão para que esse benefício seja mais extensivo. Mas isso somente poderá acontecer com a instalação dos medidores e atendendo aqueles que estão aptos", afirmou o coordenador.
Os medidores são custeados pelo Governo do Estado, passam por uma aferição pela Coelce e possuem normas para sua aquisição", explica Luiz de Gonzag, lembrando que o Governo já desembolsou mais de R$ 2 milhões, por meio de pregões presenciais, para a aquisição desse equipamento.
Com o medidor, o agricultor passa a usufruir da tarifa especial. "Haverá um benefício muito maior e os irrigantes podem economizar ainda mais. Lembramos que esses produtores já economizam até 73% na conta de energia", frisou. Segundo Gonzaga, só em 2011, a SDA adquiriu 1.250 medidores de dupla tarifa. Destes, 718 já foram implantados e o restante está em fase de instalação. De 2006 a 2010, a Secretaria instalou em torno de 700 medidores em parceria com a Coelce.
Luiz de Gonzaga informou também que no mês de outubro a Secretaria realizou um pregão presencial, na Procuradoria Geral da República (PGE), para aquisição de mais 1.000 medidores horo-sazonais, ainda para serem instalados. Os principais critérios para cadastro no Projeto Horo-Sazonal são: possuir Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), está adimplente junto a Coelce e ter carga de energia elétrica exclusiva para irrigação pelo agricultor familiar.
Fonte:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário