10 de dezembro de 2012

FIEC homenageia Edilmar Norões pelos 50 anos de jornalismo


A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) prestou homenagem ao jornalista e radialista Edilmar Norões, pelo aniversário de  50 anos dedicados ao jornalismo. A cerimônia ocorreu no dia 31 de janeiro, durante a tradicional confraternização que a  entidade faz anualmente aos profissionais da imprensa cearense.

   Profissionais de todos os veículos de comunicação do Estado, industriais cearenses, representantes de entidades de classe e empresários dos mais variados setores marcaram presença no evento, que contou também com a palestra Conjuntura Política e Econômica do Brasil – uma visão do passado e perspectiva para o futuro,  proferida pelo jornalista da Globo News, Carlos Monforte.

   Ao abrir a solenidade, Jorge Parente Frota Júnior, presidente da FIEC, enalteceu Edilmar Norões, destacando a importância de seu principal legado, ao longo do cinqüentenário jornalístico. “A notícia fundamentada na ética é primordial ao jornalismo”, disse.

            

A trajetória do jornalista
   José Edilmar Norões Coelho nasceu em Barbalha, próspero município da região do Cariri, no dia 11 de agosto de 1935. Com formação na área do Direito, tem, no entanto, uma vida inteira dedicada ao jornalismo. Começou como locutor da Rádio Araripe do Crato. Já em Fortaleza, para onde veio continuar seus estudos, retomou suas atividades na Rádio Verdes Mares, a partir de 1º de janeiro de 1957. Em dezembro do mesmo ano, começou a trabalhar no jornal Tribuna do Ceará, onde, de início, manteve uma coluna social. Posteriormente, passou a redigir uma coluna política.

   Edilmar Norões participou ativamente da implantação da TV Verdes Mares, inaugurada em 3l de janeiro de 1970. Ali, exerce até hoje o cargo de diretor de programação e da Rádio Verdes Mares FM, inaugurada em l976. Com a entrada em funcionamento do jornal Diário do Nordeste, em dezembro de l986, transferiu para o novo periódico do Sistema Verdes Mares de Comunicação a sua coluna política. É, ainda, diretor da TV Diário, inaugurada em 1º de julho de 1998.
Edilmar Norões é sócio-fundador da Câmara Júnior Internacional – capítulo de Fortaleza e do Rotary Clube de Fortaleza-Praia e presidiu o Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa do Ceará. Atualmente, e pelo segundo mandato consecutivo, é presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert).

   Em sua vida, tanto nas relações familiares como profissionais, Edilmar Norões sempre adotou a ética como norte. Seu legado, costuma repassar no dia-a-dia aos amigos; a todos que integram sua equipe de trabalho; à esposa, Lucila, e aos seis filhos: Cláudia Maria, Paulo César, Edilmar Júnior, Cristina, Carlos Eduardo e Clice Maria. Sempre pregando, como diz o filho Paulo César Norões, que segue os passos do pai na profissão, que a ética deve, em qualquer ocasião, nortear o trabalho jornalístico.

   Com grande receptividade no seio da comunicação do Ceará, Edilmar Norões, portanto, é um exemplo para todos os radialistas e jornalistas que estão iniciando ou prosseguindo a jornada profissional

FIEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário