11 de março de 2014

Hospital Universitário Cearense é destaque em transplantes de fígado na América Latina

jesualdofarias
“O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, bateu novo recorde e realizou 130 transplantes de fígado em 2013. Com isso, ele ultrapassou o Hospital Israelita Albert Einstein (102 transplantes ano passado), até então líder em transplantes da América Latina. Sozinho, o Hospital Universitário Walter Cantídio fez mais transplantes de fígado que o México (106 transplantes, dados relativos a 2012) ou Chile (74 transplantes, em 2012).
Os dados, segundo a assessoria de imprensa da UFC, estão presentes no recém-publicado Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) 2013, documento oficial da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, que faz um acompanhamento sistemático da situação de transplantes no Brasil. O País é o segundo em número absoluto de transplantes hepáticos no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
“Esse desempenho é motivo de orgulho para todos que fazemos a Universidade Federal do Ceará. Somos, hoje, um centro de referência quando se trata de transplante de fígado. Isso impacta diretamente na qualidade de vida de nosso povo e, também, na qualidade do ensino médico que prestamos”, avalia o reitor da UFC, Jesualdo Farias. O alto desempenho do hospital se refletiu diretamente na população atendida.
A taxa de mortalidade dos pacientes que estão na fila de espera caiu de 47,79% em 2010 para 11,84% no ano passado. O índice de sobrevida dos pacientes transplantados foi de 84,3% em 2013. O professor Huygens Garcia, que coordena a área de transplantes do HUWC, destaca que, pela primeira vez, um hospital fora do eixo Sul-Sudeste é o maior do Brasil em transplantes de fígado e obtendo resultados semelhantes aos grandes centros internacionais. Estes resultados são frutos da dedicação da equipe multidisciplinar, do apoio do HUWC/UFC, do excelente desempenho da Central de Transplantes do Ceará e da solidariedade do povo cearense em doar os órgãos de seus entes queridos acometidos por morte encefálica.
(Com UFC)
Blog do Eliomar de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário