5 de maio de 2014

Torcedor morto por privada arremessada em estádio é destaque na imprensa mundial

Torcedor morto após ser atingido por um vaso sanitário.
A pouco mais de um mês do início da Copa do Mundo, o Brasil volta a chamar a atenção da imprensa internacional por causa da violência nos estádios de futebol. A morte de um torcedor, alvo de uma privada arremessada no estádio do Arruda em Recife, é vista com perplexidade fora do país. Recife vai receber cinco jogos da Copa do Mundo.

Sites esportivos franceses e internacionais reagiram com estupefação à morte de Paul Ricardo Gomes da Silva, 26, no estádio do Arruda no Recife. O jovem torcedor do Paraná morreu instantaneamente ao ser atingido pela privada atirada do alto das arquibancadas na sexta-feira passada (2). Outros três torcedores ficaram feridos.

Com esse episódio, "a violência nos estádios brasileiros volta, infelizmente, a ser o centro das preocupações”, diz o site francês Foot Mercato, especializado em notícias de futebol. O jornal gratuito MetroNews, que é categórico e avalia que a "violência continua a reinar no futebol brasileiro", classificou o ato de “selvageria”.

Ao longo do final de semana e nesta segunda-feira, a notícia da morte do torcedor brasileiro também apareceu nas páginas de esporte de jornais como o britânico Daily Mail. Na versão eletrônica, o diário traz uma longa reportagem ilustrada com várias fotos do estádio, do torcedor morto e dos estilhaços do vaso sanitário que matou Paul Ricardo Gomes da Silva. “Violência envolvendo grupos de torcedores são muito comuns no Brasil e o número de incidentes cresceu no ano passado”, escreve o Daily Mail.

Histórico de violência
As autoridades brasileiras informaram que os próximos jogos no Estádio do Arruda serão disputados sem as torcidas. Mas, para a imprensa, a eficácia desse tipo de medida é questionável. “No ano passado, 30 pessoas morreram em violências ligadas ao futebol dentro e fora dos estádios”, noticia a Bloomberg.

A agência também mencionou outros casos recentes. Também neste final de semana, 40 pessoas foram presas em uma confusão na área externa do estádio de Natal, que foi construído para a Copa do Mundo. Em fevereiro deste ano, a Bloomberg e o Daily Mail lembraram ainda que um grupo de torcedores do Corinthians invadiu o centro de treinamento do clube para atacar os jogadores.

RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário