3 de junho de 2014

4 coisas que você pode sentir alguns dias antes de ter um ataque cardíaco

“Infarto é a necrose de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração. É o resultado de uma série complexa de eventos acumulados ao longo dos anos, mas pode ser caracterizado pela oclusão das artérias coronárias em razão de um processo inflamatório associado à aderência de placas de colesterol em suas paredes.” (Dráuzio Varella)
Alguns profissionais da cardiologia garantem que os ataques cardíacos não surgem como uma surpresa. Para eles, um infarto raramente acontece “do nada” e o corpo pode estar tentando avisar ao doente por dias, semanas, talvéz até um mês ou dois antes que o pior aconteça. Infelizmente, quando a pessoa reconhece que está tendo um ataque cardíaco, pode ser tarde demais para evitar a morte ou danos irreversíveis no coração. Mas o especialista cardiovascular Dr. Chauncey Crandall recentemente descreveu sinais que embora sejam leves ou pareçam não estar relacionados ao coração, podem de fato salvar a vida de um infartado. Segundo ele, estatísticas mostram que há uma ligação clara entre alguns sintomas que prevalecem o ataque dias antes e o ataque propriamente dito.
Segundo Dr. Crandall o ataque cardíaco não necessariamente será fulminante como vimos nos filmes (dor intensa seguida de morte). Ele pode vir lentamente e os sinais observados em conjunto podem salvar nossas vidas!

1. Dor no peito

É o sintoma mais esperado. Mas ao contrário do que as pessoas pensam ele pode vir lentamente e vários dias antes do ataque fatal. Dois tipos de dor podem ser um sinal de alerta: a primeira percorre todo o corpo, como a dor depois de uma febre forte que parece enrijecer as articulações; a segunda é uma dor somente nas regiões esquerda e central do peito e pode percorrer o braço e axilas esquerdos. Essa dor no peito pode ser bem discreta, indo e voltando várias vezes como pequenas “pontadinhas” leves. O intervalo pode ser maior, a dor pode vir em um dia, e só voltar no outro, mas pode estar certo de que este desconforto virá!
dor-no-peito

2. Falta de ar e cansaço

A falta de ar e cansaço repentino, pode ser um forte indício de um ataque no coração. Fique alerta, pois mesmo sem as dores no peito, a falta de ar repentina é um dos sintomas que acometem três em cada cinco enfartados, mesmo em pessoas que não apresentaram dores do peito. Esse desconforto pode surgir alguns dias antes ou durante um infarto. Nestes casos, procure um médico.
cansaço

3. Indigestão ou azia

Como esse sintoma não parece ser comum de alguém que está prestes a enfartar, muitas pessoas relatam ter sentido desconforto estomacal nos dias que precederam o ataque. O que muitas pessoas não sabem é que as células nervosas do nosso estômago estão muito perto do coração e acabam por afetar a região estomacal. Por isso, as pessoas confundem azia e ataque cardíaco.
indigestão

4. Náuseas e vômito

Segundo Dr. Crandall, apesar deste sintoma parecer atípico em alguém que está a ponto de ter um ataque cardíaco, muitos pacientes relataram a presença destes sintomas, dias antes ou no dia em que enfartou. É importante saber que esse sinal nunca vem sozinho, está sempre acompanhado de desconforto no peito e cansaço.
nuseas_e_vmitos

Neste vídeo, Dr. Dráuzio Varella explica como proceder com uma pessoa que está tendo um ataque cardíaco.

Fonte: Dr. Crandall
Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário