Toda cidade tem seus fatos, causos e lendas contados pelo povo. Trairi, município localizado no Litoral Oeste do Estado, não foge à regra. A diferença é que boa parte dessa história agora está registrada no livro "Trairi: a vida e o saber do povo".
A publicação foi idealizada pelo produtor cultural Raphael Ribeiro e foi organizada e escrita pela jornalista e documentarista Carolina Coral, mestre em estudos Latino-Americanos. As ilustrações são de Ricardo Manhães.
Segundo Raphael Ribeiro, "o projeto surgiu da necessidade do registro da história da Cidade, já que o único livro encontrado pelo produtor foi o de Maria Pia Salles, professora trairiense que escreveu, sob uma ótica poética, sobre as origens de Trairi".
A partir dessa constatação, Raphael se viu diante um novo desafio: o de retratar a história oral que é repassada de geração a geração de maneira espontânea, em prosa e verso, sem um registro escrito. "Foi aí que surgiu a ideia do livro, uma publicação por meio da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura), com o patrocínio da Tractebel Energia".
Conforme Raphael, "uma das primeiras entidades a demonstrar interesse em apoiar o projeto foi a Comunidade Educacional Padre Anchieta. Depois dela, algumas das famílias de Trairi cederam seus arquivos e fotos que eram digitalizados na própria moradia onde as histórias e os casos eram contados".
Colaboradores
Já a autora Carolina Coral revela que o maior desafio foi o de dar voz às pessoas que já estão há muitos anos movimentando a cultura de Trairi. "O meu trabalho foi de colher as 'sementinhas' e formar uma 'árvore linda' que resultou na obra literária".
Carolina destacou que primou por dar a todos os colaboradores o mesmo espaço e grau de importância no momento de compor o livro.
Alexandre Thiele, gerente da Regional Eólicas da Trectebel Energia, lembrou que a história não é só o passado, mas o que acontece a todo o momento. "O livro retrata a história das pessoas que ainda estão aqui. A Trectebel, em todos os seus empreendimentos, sempre procura valorizar a cultura da região onde suas usinas são implantadas. Temos aprendido muito com a comunidade. Somos parceiros e viemos para somar".
História
O povoamento de Trairi foi iniciado, segundo relato do pesquisador João Batista de Santiago, constante no livro, com a chegada do sertanista e colonizador português João Verônica de Moura, em data com registro histórico ainda não determinado, na segunda metade do século XVIII.
Informes orais transmitidos pelos antepassados descendentes dos fundadores e que chegaram até os dias atuais, indicam que João Verônica chegou às nossas terras no ano de 1760.
A publicação, cujo download pode ser conseguido gratuitamente no endereço virtual abaixo, traz valiosas informações sobre o modo de vida e as tradições do povo de Trairi.
Mais informações
Trairi: a vida e o saber do povo
Autora: Carolina Coral
Ilustrações: Ricardo Manhães
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário