7 de julho de 2016

Pais gastam até 30% mais com meninas do que com meninos, diz pesquisa

meninas educação financeira
Se você tem uma filha, fique atento a esta informação. Uma pesquisa revelou que os pais tendem a gastar 30% a mais com as meninas do que com os meninos. A constatação é de um levantamento da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), realizado ao longo dos últimos três anos.
Publicidade
O resultado seria motivado pela grande oferta de roupas, sapatos, acessórios e itens de higiene e beleza. “Elas têm mais focos de consumo”, explica Reinaldo Domingos, presidente da Abefin. Se não for tratada com atenção, tal tendência pode ser desastrosa no futuro. Segundo Domingos, crescem as chances de consumismo desenfreado e endividamento familiar.
“Uma criança incentivada a ter sempre itens novos para se sentir bem corre o risco de se tornar um adulto endividado, inadimplente e possivelmente infeliz”, alerta ele, que é pai de Fabrizzio e Graziela. O estudo foi feito em caráter nacional e considerou uma amostra de 15 mil pais de crianças na faixa etária dos 7 aos 12 anos.
O economista ressalta que a educação financeira deve começar em casa logo cedo. Os pais devem ficar atentos, conversar e estimular o sonho real de seus filhos. “O que é este sonho? Quanto custa? Quanto devemos guardar para obtê-lo? Quando a criança se envolve nessas questões, temos um bom antídoto ao consumo não-consciente.”
Assista ao vídeo da Pais&Filhos TV sobre a importância da mesada para a educação financeira para crianças:

Paisefilhos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário