Antes da Olimpíada, o Ceará ia muito bem na Série B. Chegou a acumular aquela "gordurinha" no G-4, o que deu conforto ao torcedor alvinegro. O problema veio depois. Desde a 17ª rodada da Segundona, o Alvinegro de Porangabuçu não consegue uma vitória na competição. A tal "gordurinha" foi embora. Os sete pontos que distanciavam o Vovô do quinto colocado se reduziram a um. O filme é repetido. Em 2014, o Vovô ia bem, chegando a fechar o primeiro turno na liderança. Mas o rendimento caiu após a parada da Copa do Mundo e, ao término da temporada, o tão sonhado acesso não veio.
Comecemos por 2016. Quando ganhou do Vila Nova, na rodada 17, o Ceará chegou aos 33 pontos. À época, o quinto colocado era o Criciúma, com 26 pontos conquistados. A diferença, até então de sete pontos, foi caindo. Na 22ª rodada, o Vovô ocupa a quarta posição, com 37 pontos. De lá para cá, os resultados foram: um empate contra o Paraná (1 a 1), outro contra o Vasco (0 a 0), uma derrota para o Paysandu (2 a 0) e outros dois empates, contra CRB (1 a 1) e Atlético-GO (2 a 2).
Na acirrada Série B de 2014, o Ceará encerrou a 17ª rodada na liderança, com 31 pontos, três a mais que a Ponte Preta, então quinta colocada. Virou o turno, inclusive, na ponta da tabela. Mas aí veio a parada da Copa do Mundo. No mesmo intervalo de tempo (rodada 17 até a 22), a diferença para o quinto colocado também caiu para um ponto. O Vovô despencou para o quarto lugar, com 38 pontos. A quinta colocada era a mesma Ponte Preta, um ponto atrás. No fim, a queda de rendimento não ajudou na campanha pelo acesso. O time encerrou o ano na oitava posição, longe do almejado G-4.
Mesmo com a ausência de vitórias recentes, o Ceará segue firme entre os quatro primeiros da Série B. Se os resultados positivos não vierem, o Vovô pode sair do grupo do acesso já na próxima rodada. O compromisso será contra o Avaí, que vem de duas vitórias na Série B. O jogo está marcado para o domingo (4), na Arena Castelão, às 18h30. É a chance de o Alvinegro voltar a vencer e, diante da torcida, seguir no G-4 na busca pelo tão sonhado acesso ao final da temporada.
Por GloboEsporte.comFortaleza, CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário