6 de outubro de 2016

Os quatro cantos do Brasil.

Sempre ouvimos a expressão “do Oiapoque ao Chuí”, referindo-se aos pontos extremos ao Norte e Sul do Brasil, mas o que exatamente há em cada extremo do nosso país?
A começar pelo Oiapoque, que na verdade não é o ponto mais distante ao norte. Então vamos esclarecer o que tem nos quatro cantos brasileiros
.
• Norte – Monte Caburaí (RR)
A primeira surpresa: o ponto mais alto do Brasil não é o Oiapoque e sim o Monte Caburaí, em Roraima, que fica a 1.456m de altitude. Ele fica no município de Uiramutã, dentro do Parque Nacional do Monte Roraima, a 80 quilômetros do próprio Monte Roraima.
O próprio Marechal Cândido Rondon foi até o Monte Caburaí e afirmou que ele era o extremo norte do país. Mas, na verdade o Brasil começa na nascente do rio Uailã, junto às encostas do Caburaí.
Arroio-chui-sul
Arroio Chuí – Foto: Dantadd, via Wikimedia Commons
• Sul – Arroio Chuí (RS)
ponta sul do Brasil fica no Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai. Lá onde está a curva do rio Chuí. Isso mesmo, a palavra “arroio” é um termo comum no sul para se referir a um pequeno curso d’água. No Arroio Chuí há o Farol da Barra do Chuí, o farol é aberto à visitação pública.
Além do farol e do rio Chuí, a região conta com o Forte São Miguel, que teve a primeira edificaçãoconstruída na época que os espanhóis e portugueses ainda disputavam terras nas Américas. As construções que estão lá hoje não são desse tempo, são mais “recentes”: foram reconstruídas em torno de 1928, depois de terem ficado em ruínas, batalhas após batalhas.
E por fim, é possível atravessar para o Uruguai e fazer compras, participar das festas da fronteira, ou visitar o parque nacional, as praias e cachoeiras da região, que são um espetáculo à parte.
• Leste – Ponta do Seixas (PB)
Na Paraíba fica não só o ponto mais oriental do Brasil, mas o ponto extremo leste das Américas: é o mais “próximo” da África do que qualquer praia do leste americano. E praia é o que há no ponto extremo oriente do Brasil: uma pequena praia de 1,5km de extensão e apenas um acesso para entrada e saída, com areias claras e águas cristalinas e mornas.
Também há a Falésia do Cabo Branco, que é o ponto mais alto da região e onde foi construído um farol que é um ótimo observatório para o primeiro nascer do sol do Brasil.
Ponta-do-seixas-cabo-branco
Ponta do Seixas – Foto: Federico Builes, via Wikimedia Commons
• Oeste – Nascente do Rio Moa (AC)
O Parque Nacional da Serra do Divisor abriga a nascente do rio Moa, que é onde o sol se põe no Brasil. Esse ponto faz fronteira com o Peru e é administrado pelo Instituto Chico Mendes, pois é uma das reservas da Floresta Amazônica fronteiriça. Para visitar é necessário conseguir autorização do instituto, que é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, já que é considerado o local de maior biodiversidade da Amazônia.
Catamara Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário