As mudanças para a Copa do Nordeste que foram discutidas ainda em fevereiro por clubes, Liga do Nordeste e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foram oficializadas na sexta-feira, 24, em reunião na sede da CBF. No ano que vem, a competição já passa a ser disputada por menos equipes e para 2019 os vice-campeões estaduais não estão mais garantidos.
O presidente do Fortaleza, Jorge Mota, que participou da reunião, confirmou ao Esportes O POVO que o martelo foi batido.
A seleção dos participantes será diferente. Vão estar entre os 16 integrantes do torneio em 2018 os 9 campeões estaduais deste ano, os vice-líderes dos campeonatos baiano, pernambucano e cearense - por serem as três melhores federações do Nordeste segundo ranking da CBF - e as outras quatro equipes serão definidas em um mata-mata com os seis vice-campeões dos demais estaduais da região e os terceiros colocados da Bahia e Pernambuco.
A partir do ano que vem, no entanto, a seleção para os participantes da Copa do Nordeste de 2019 sofre alteração. Os 9 campeões estaduais se mantém classificados. As vagas que Ceará, Pernambuco e Bahia tem, no entanto, deixam de ser para os vice-campeões e passar a ser pelo ranking de clubes da CBF, assim como os oito times que disputam o “Pré-Nordestão”, nome dado internamente ao mata-mata.
A divulgação oficial das mudanças será feita pela Liga do Nordeste, segundo o vice-presidente do Ceará, Raimundo Pinheiro.
Com informações do Jornal O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário