29 de março de 2018

Sobe para nove o número de açudes no Ceará que atingem 100% da capacidade

Açude Tijuquinha sangrou e surpreendeu a população de Baturité. (Foto: Tiago Pascal/Arquivo pessoal)Açude Tijuquinha sangrou e surpreendeu a população de Baturité. (Foto: Tiago Pascal/Arquivo pessoal)

Com as chuvas acumuladas dos últimos dez dias, sobe para nove o número de açudes no estado que estão com 100% da capacidade. O açude Maranguapinho, localizado no município de Maranguape sangrou no início desta semana, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os açudes que estão com 100% de sua capacidade são: Maranguapinho, em Maranguape, Acaraú Mirim, em Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Itaúna, na cidade de Granja; Tucunduba, em Senador Sá; Cocó, na capital; Germinal, no município de Palmácia; Tijuquinha, em Baturité; e Colina, na cidade de Quiterianópolis. Onze açude do Ceará estão com capacidade acima de 90%.



Situação dos principais açudes
Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 3,81% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 6,27% do volume máximo.

O Castanhão no seu auge tinha desde a criação de gado a peixe na gaiola no caso a Tilápia. Onde era água hoje só existem galhos retorcidos e muita poeira.  (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)
O Castanhão no seu auge tinha desde a criação de gado a peixe na gaiola no caso a Tilápia. Onde era água hoje só existem galhos retorcidos e muita poeira. (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)

Com informações do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário