19 de novembro de 2013

Brasileiros esquecem o Dia da Bandeira


19 de novembro  é um dia como outro qualquer para a maioria das pessoas, principalmente crianças, adolescentes e jovens. Mas é o Dia da Bandeira, outrora tão festejado em escolas por gerações passadas, atualmente passa quase que despercebido por muitos que nem sabem da data e nem o significado do símbolo da nação e muito menos que existe o Hino da Bandeira. Para a historiadora Consuelo Pondé de Sena está havendo uma perda total dosvalores da pátria atribuída à falta de ensino nas escolas, cuja maioria tem uma educação deficiente por conta de professores desmotivados devido a salários baixos.
De acordo com a historiadora, não se trata somente do Dia da Bandeira nacional, mas de outras datas e símbolos importantes para a nação que estão sendo desprestigiados pelos estudantes. “Na época que estudei no início das aulas e nos eventos mais importantes havia uma cerimônia, levantava-se o pendão nacional e cantávamos o Hino Nacional”, relatou, acrescentando que estes valores estão indo ralo abaixo porque “hoje em dia os meninos não aprendem nem o Hino Nacional por falta de  ensino e falta de educação cívica”, protestou.
Consuelo Pondé atribui também este desprestígio dos símbolos nacionais por parte da juventude por que está assimilando outros “valores condenáveis, como a preocupação em ganhar dinheiropara um consumismo exacerbado que está demais. E também  a falta de ensino nas escolas, educação deficiente com professores que não são motivados por ganharem mal. Porque é na escola que se aprende a levantar a bandeira e não em casa”, concluiu.
- A bandeira nacional tem uma simbologia, a esfera azul, representando o céu estrelado, ao centro com a frase “Ordem e Progresso”. São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. Losango Amarelo ao centro representando o ouro. Retângulo verde, representando as matas e florestas.
No centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição “República Federativa do Brasil”. Numa outra faixa, abaixo, apresenta-se “15 de novembro” (direita) e “de 1889” (esquerda) Conforme narração histórica, a comemoração da data se dá porque após a Proclamação da República, no ano de 1889, com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira foi desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares. A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa.
Hoje, dia 19 de novembro, a partir das 12h, o Comando do 2ºDistrito Naval (Com2ºDN) realizará a tradicional cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira. O evento está previsto para acontecer no pátio do prédio sede do Com2ºDN, situado no Comércio, em frente à Igreja da Conceição da Praia.
A cerimônia terá início com o hasteamento da Bandeira do Brasil, ao som do Hino Nacional, tocado pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa). Na sequência, serão incineradas as bandeiras inservíveis e desgastadas pelo uso, acompanhadas do Hino à Bandeira e de uma salva de 21 tiros de canhão. Ao final do evento, o Comandante do 2° Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Fernando Monteiro Dias, ofertará novas Bandeiras Nacionais aos Grupos de Escoteiros do Mar convidados para a solenidade. O hasteamento do Pavilhão Nacional é executado pela Marinha do Brasil, diariamente, em todos os seus navios e Organizações Militares de terra.
tribunadabahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário