O Irã e as seis potências mundiais chegaram a um acordo sobre a redução do programa nuclear iraniano em troca de alívio nas sanções limitadas, disseram neste domingo (24) várias delegações que estão nas negociações, informou a agência de notícias Reuters.
"Chegamos a um acordo", anunciou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em seu Twitter. O chanceler francês, Laurent Fabius também confirmou o acordo.
A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, também confirmou neste domingo que se chegou a um acordo sobre o programa nuclear iraniano. A declaração foi dada pelo seu porta-voz, Michael Mann.
"Chegamos a um acordo entre o E3+3 e o Irã", escreveu no Twitter o porta-voz da diplomata.
O Irã terá acesso a US$ 4,2 bilhões em divisas, como parte de um acordo pelo qual ele irá travar o seu programa nuclear em troca do alivio de sançõesdas, disse umdiplomata ocidental. Os setores de ouro, petroquímica e industria automobilística seriam aliviados dessas sanções e o país deveria continuar enriquecendo urânio no limite que estabeleça seu o uso civil. AInda há contradições sobre os diplomatas quanto a esses limites e não há mais detalhes do acordo alcançado.
O Ministério das Relações Exteriores da Suíça, que atuou como país anfitrião destas negociações, convocou os jornalistas para uma entrevista coletiva com os ministros que participaram deste processo na sede da ONU.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará declarações neste sábado (data local) na Casa Branca após ter sido fechado um acordo em Genebra sobre o programa nuclear iraniano. Segundo informou a Casa Branca em comunicado, Obama falará às 22h15 (horário local, 1h15 do domingo em Brasília).
Do G1, em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário