Mais de quatro décadas depois que o Dnocs importou da África as primeiras tilápias do Nilo, do Centro de Pesquisa de Piscicultura em Bouaké, Costa do Marfim, este país fará o caminho inverso para buscar em Pentecoste, no Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolfo von Ihering, material genético de qualidade do mesmo peixe.
Uma delegação com 13 pessoas liderada pelo ministro dos Recursos Animais e Haliêuticos da Costa do Marfim, Kouassi Kobenan Adjoumani, visita hoje as instalações do Dnocs em Pentecoste, para estreitar laços de cooperação e conhecimento nas áreas de piscicultura e pesca para desenvolvimento de pesquisa biológica e absorção de técnicas e tecnologia.
Também integram a delegação o deputado Yoboua Kouabenan Ceverin; o oficial de Comunicação, Georges López Koffi Amani; o secretário geral do Escritório Geral de Estudos Técnicos, M. Assoua Raymond Laurent; e também o embaixador do país no Brasil, Mel Eg Emmanuel, representante encarregado dos Recursos Animais, Pesca e Segurança Alimentar.
Compõem a missão a diretora de Produção Pecuária, Danielle Patricia Gnandji Adjo e o diretor do projeto Pesca Sustentável, Paul-Herve Kesse Gbeta, ambos do Ministério dos Recursos Animais e Haliêuticos; o oficial técnico de Infraestrutura, Djo Yapo Adzope, Dr De La Mè; o assessor Pascal Gboko; o chefe de Projeto do Centro de Promoção de Investimentos da Presidência da República da Costa do Marfim M. Kety Guillaume; o oficial de Missão, Lamine Kante; e também o assessor técnico de Indústria e Minas, Michel Manlan.
O diretor geral do Dnocs, Emerson Fernandes Daniel Júnior, assinará termo de cooperação técnica com o ministro na visita, que será acompanhada pelo diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Departamento, Laucimar Loiola.
O coordenador de Aquicultura e Pesca do Dnocs, Pedro Eymard de Mesquita, informa que, além do material genético, a delegação africana tem como objetivo aprender como se cria a tilápia e como se faz a conservação do banco genético da Costa do Marfim, a ser renovado com alevinos na visita ao Ceará.
O encontro se dá no âmbito da cooperação técnica entre o Ministério da Pesca do Brasil e o Ministério dos Recursos Animais e Haliêuticos, que estão desenvolvendo um projeto de cooperação técnica entre os dois países.
Em comunicado sobre a visita, assinado pelo representante encarregado dos Recursos Animais, Pesca e Segurança Alimentar, Mel Eg Emmanuel, a Embaixada da Costa do Marfim em Brasília informa que a viagem foi precedida por visita ao país africano por técnicos do Ministério da Pesca e Aquicultura do Brasil.
O projeto de cooperação técnica dos dois países abrange ações relacionadas ao arcabouço legal, propostas de reforma com vistas ao uso sustentável dos recursos pesqueiros, transferência de tecnologia e a carpintaria naval.
O representante da Embaixada lembra que, na década de 70, o Brasil importou plantel de tilápia do Centro de Pesquisa de Piscicultura localizado em Bouaké, no centro de Costa do Marfim, para o desenvolvimento do cultivo de tilápia para aquicultura.
"Nos dias de hoje, considerando o desenvolvimento e o brilhantismo alcançados na criação de tilápias pelo Dnocs, está em fase de construção a cooperação técnica e científica para melhoramento genético de tilápia na Costa do Marfim", afirma.
Mel Emmanuel acrescenta que a parceria terá ações voltadas para a transferência com expertise no cultivo, tendo em vista que os açudes do Ceará foram povoados com matrizes e reprodutores de tilápia advindos da Costa do Marfim.
Também acompanham a vista a coordenadora do Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolfo von Ihering, Inês da Silva Nobre, e a coordenadora adjunta de Aquicultura e Pesca do Dnocs, Daury Gabriel de Sousa.
Atualmente, o Ceará é o maior produtor de tilápia do Brasil, respondendo por 20% do total produzido no País. Segundo dados da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), a tilápia é produzida em 60 açudes no Estado, distribuídos em 57 municípios, com destaque para Nova Jaguaribara, Orós e Pentecoste.
Mais informações
Dnocs - Administração Central
Avenida Duque de Caxias, 1700
Telefone: (85) 288.5100
e-mail:webmaster@dnocs.gov.br
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário