O ano de 2014 apenas começou, mas já pode ser apontado como o pior da carreira do técnico Arnaldo Lira, de 54 anos. Em um intervalo de apenas três meses o treinador sofreu dois rebaixamentos estaduais, com o Ferroviário no Campeonato Cearense, e por último com o MAC no Campeonato Maranhense.
A saga dos descensos na carreira do treinador começa ainda em 2013, quando foi demitido do Potiguar. No clube do interior do Rio Grande do Norte, o treinador foi dispensado com apenas uma semana de treinos durante a preparação da equipe para a disputa do Estadual.
Livre no mercado, Arnaldo Lira voltou a assumir um clube somente no dia 17 de janeiro, quando foi confirmado como o substituto de Washington Luiz no comando do Ferroviário no Campeonato Cearense. A missão do treinador seria levar o Tubarão da Barra para a segunda fase, mas em 14 jogos foram apenas três vitórias, três empates e oito derrotas.
Os resultados levaram o Ferroviário ao seu inédito rebaixamento no Campeonato Cearense, uma temporada após o time ter se livrado da queda por causa de irregularidades no Crateús, que em campo, terminou com melhor aproveitamento, mas por causa de um jogador irregular foi rebaixado no lugar do Ferrim. Após a queda no Ceará, Lira voltaria ao Maranhão.
O retorno ao MAC foi em situação parecida com a do Ferroviário, mas com menos tempo e o time já em situação crítica. Arnaldo assumiu o Maranhão na segunda rodada do returno, com o time ocupando a oitava colocação geral, uma posição acima da zona de rebaixamento, mas ainda com chances de classificação para as semifinais do returno.
Em quatro jogos sob o comando de Lira, o MAC não conquistou uma única vitória e somou apenas um ponto, com um empate e três derrotas. O rendimento da equipe atleticana, combinado com os resultados dos adversários, culminou no rebaixamento inédito em 82 anos de história, além de ser o segundo de Lira em apenas três meses.
Apesar da queda, Lira segue no comando do Maranhão e terá a missão de preparar o time para a Copa do Brasil. O time atleticano entra em campo somente no dia 2 de abril quando recebe o Paysandu no primeiro jogo, que será realizado no Castelão.
Por Bruno AlvesSão Luís
Nenhum comentário:
Postar um comentário