“Você prefere viver ou morrer?” com essa pergunta Poliana decidiu fazer a cirurgia que mudou a vida dela pra sempre. Pra melhor, ela garante

Lembra das Lojas Paraíso? Nos anos 90, a garota propaganda da loja, Poliana Moraes, fazia o maior sucesso e a loja também. O tempo passou, a loja faliu, e muita coisa mudou na vida da Poliana. E a mudança principal foi o peso: 133 quilos a menos. Hoje com cerca de 60 quilos distribuídos em 1,54 m ela afirma “estou muito bem, obrigada.”
Poliana conta que no ano de 2003 foi ao médico com a irmã. “Na época quem ia fazer a cirurgia de redução de estômago era ela”. Quando chegou lá o médico fez a pergunta que mudaria sua vida. “Ele me viu e disse que meu caso era mais urgente que o da minha irmã. ‘Você quer viver ou morrer?‘ e não tive dúvidas da resposta: quero viver, claro”, relembra.
Garota propaganda da Loja Paraíso
Depois desse episódio a garota propaganda passou um mês se preparando para a cirurgia bariátrica. Fez diversos exames, visitou uma psicóloga e continuou com a certeza de que estava fazendo a coisa certa. Hoje ela só se arrepende de não ter feito a cirurgia antes. E explica que a ida a um psicólogo é essencial durante todo o processo, ela diz que o profissional é quem confirma a execução da cirurgia.
Ela se sentiu preparada para fazer o procedimento cirúrgico, pois como a irmã já pretendia fazer ela leu muito sobre o assunto e já tinha noção da mudança que seria na sua vida. E foi mesmo. Não só para ela, mas para muitos que a conhecem. “Conheço pessoas que dizem que só fizeram por causa de mim. É muita responsabilidade”, ela ri.
Recuperação
Paraíso
Hoje, formada em publicidade, ela se dedica ao teatro no grupo Casa da Comédia Cearense e tem uma rotina extremamente saudável, reflexo das mudanças da cirurgia. E finaliza afirmando que foi a melhor coisa que fez na vida dela. “Aconselho a cirurgia para todos que precisam, é uma mudança 100% pra melhor”.
Lojas Paraíso
A rede de lojas foi inaugurada na primeira metade da década de 80 e no ano de 1998 possuía 55 lojas espalhadas por todo o Nordeste. Com o slogan “Onde a tentação é o preço” as lojas Paraíso chegaram a aplicar R$ 3,5 milhões em marketing. Em 1999 a loja decretou falência após diminuição do índice de vendas e aumento das taxas cobradas pelos fornecedores.
Cirurgia bariátrica
O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza gratuitamente a cirurgia de redução de estômago. ou cirurgia bariátrica, em pacientes que estão dentro do perfil recomendado. É necessário que o paciente tenha no mínimo 16 anos, além de ser diagnosticado com obesidade mórbida com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 40.
Somente os médicos podem enviar ao SUS o pedido desse tipo de cirurgia e quando o paciente se encaixa no perfil, após o pedido ele entra para uma fila de espera que pode variar de alguns meses até anos. Mas a cirurgia só é feita pelo SUS se essa for a última opção do paciente, antes ele terá que passar por um tratamento médico para emagrecer e irá para a cirurgia se esse acompanhamento não der certo.
Tribuna do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário