Invicto na temporada, classificado por antecipação no Campeonato Paraibano e sensação da Copa do Nordeste. Este é o Campinense, do artilheiro do Brasil em 2016, Rodrigão, que já fez 15 gols com o mesmo número de jogos. Do outro lado, um time pressionado, em dificuldades financeiras e que ainda não fez nenhuma grande atuação no ano. Este é o Treze, que embora esteja praticamente classificado, ainda corre algum risco de ir para o Torneio da Morte.
Mas, em se tratando de Clássico dos Maiorais, tudo isso é minimizado. O duelo deste domingo, às 16 horas, no Amigão, pode marcar a retomada do Galo, ou confirmar as previsões de que o Campinense é o franco favorito ao bicampeonato estadual.
Para completar, há um tabu em jogo que favorece os rubro-negros. Afinal, há quase três anos que o Campinense não perde uma partida para o Treze. A última vitória galista foi no dia 21 de maio de 2013. De lá para cá, foram oito jogos, com cinco vitórias da Raposa e três empates.
O curioso é que o resultado de hoje pode até determinar mais dois jogos entre os dois já no mata-mata da segunda fase. Se empatar ou perder, o Treze pode cair para a terceira colocação no Grupo B e ter que enfrentar novamente o rival, primeiro colocado do Grupo A.
Ainda existe uma (pequena) possibilidade de o Galo ser eliminado, em caso de derrota e vitórias de CSP e Esporte de Patos. Mas, neste caso, o Terror do Sertão teria que tirar uma desvantagem de dez gols de saldo.
Em relação aos times, muitas novidades. No Campinense, o técnico Francisco Diá voltou a ameaçar a escalação de um time misto, já que na quinta-feira terá um jogo duríssimo contra o Salgueiro, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, no Sertão pernambucano. Gledson e Leandro Sobral, expulsos contra o Botafogo, já estão fora, assim como Paulinho e Raul, que seguem vetados pelo DM.
No Treze, Marcelo Vilar não poderá contar com o capitão Elizeu, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em compensação, sobram opções. Recém-contratados, o goleiro Saulo, o zagueiro Rafael Cunha e o atacante Brasão estão regularizados. E cinco jogadores podem retornar: os laterais Altemar e João Victor, o volante Elanardo e os meias Thiago Saraçol e Evandro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário