22 de fevereiro de 2011
Endividamento rural: Eunício Oliveira promete ajudar produtores
Preocupado com o crescente endividamento rural, principalmente no Ceará, o senador Eunício Oliveira (PMDB), objetivando indicar caminhos para a solução do problema, esteve reunido com o coordenador da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), Edvaldo Santos Brito, para discutir o assunto.
O encontro aconteceu, na última sexta-feira, em Brasília, da qual participaram técnicos do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Alceu Bittencourt, e o presidente da Federação da Agricultura da Paraíba, Mário Borba - representando os demais secretários de Agricultura do Nordeste.
Eunício participou da reunião para colher os subsídios necessários para defender os interesses dos produtores cearenses. No encontro, o representante da CNA explanaram aos técnicos do BNB as imperfeições ocorridas na elaboração das leis que regem o assunto. Entre os problemas, ficou comprovado que, enquanto parte dos produtores foram favorecidos com descontos de até 85% das dívidas, apoiados pela Lei da Securitização, outros não gozaram desta prerrogativa.
Apesar de reconhecer que há fundamentação nessa afirmação da CNA, o gerente do Ambiente de Recuperação de Créditos do Banco do Nordeste, Hernilton Bessa, mostrou que, no estado do Ceará, só até meados deste mês, foram concretizadas 13.381 operações, em que mais de 9 mil dívidas de produtores prejudicados por problemas climáticos foram perdoadas, e 4,381 obtiveram descontos da Lei 12.249/2010.
Fonte: O Estado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário