Paulo César Baier, nascido em Ijuí, no Rio Grande do Sul, completa neste sábado (25) 40 anos. O meia, que já jogou como lateral-direito na carreira, é um dos atletas mais velhos do atual Campeonato Brasileiro, junto com Dida, Índio, Zé Roberto e Rogério Ceni.
Baier pode ser chamado de "Sr. Brasileiro", desde que iniciou-se a disputa dos pontos corridos, em 2003. O jogador é o único atleta com mais de 100 gols desde 2003 e, consequentemente, é o maior artilheiro da história desse período.
Apenas em 2012, quando esteve na segunda divisão com o Atlético-PR, o jogador não marcou gols no torneio. Em todos os outros, Baier marcou ao menos uma vez. Atualemente, Fred é o segundo maior artilheiro dos pontos corridos, com 98 gols.
No Campeonato deste ano, Paulo Baier já marcou quatro gols pelo Criciúma, clube que defende pela terceira vez. O jogador estreou na sua carreira há 19 anos, pelo São Luiz de sua cidade, Ijuí. Após dois anos, transferiu-se para o Criciúma pela primeira vez, quando participou do Campeonato Brasileiro pela primeira vez.
Após o tempo em Santa Catarina, teve rápidas passagens por Atlético-MG, Botafogo e Vasco. Sem sucesso, acabou jogando o biênio 2000-2001 no América-MG. Com o bom futebol lá, foi para o Santos em 2001. Com desempenho fraco, voltou a seu estado para disputar o Campeonato Gaúcho pelo Pelotas. Novamente bem, retornou ao Criciúma para os anos de 2002 e 2003, disputando o torneio dos pontos corridos pela primeira vez com o clube.
Em 2004 e 2005 viveu seus melhores momentos, defendendo o Goiás. Por conta disso, foi contratado pelo Palmeiras como grande reforço. O jogador atuou todo o ano de 2006 e começo de 2007 em São Paulo, mas, sem sucesso, retornou ao Goiás, onde ficou até 2008.
Em 2009 foi para o Sport, disputar a Copa Libertadores, saindo logo após o torneio para defender o Atlético-PR, clube pelo qual jogou até 2013. Agora, em 2014, retornou ao Criciúma pela terceira vez na carreira.
Redação PLACAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário