7 de maio de 2016

Luta pelo título: as diferentes faces do Fortaleza no Campeonato Cearense

Marquinhos Santos, técnico do Fortaleza (Foto: JL Rosa/Agência Diário)Marquinhos Santos, técnico do Fortaleza (Foto: JL Rosa/Agência Diário)
O Fortaleza conseguiu se reinventar no estadual deste ano. Contestado com Flávio Araújo, optou pela saída do treinador no início de março, antes da segunda fase. O Leão, é verdade, não tinha padrão de jogo e não conseguia executar o sistema tático de forma consistente. Ainda assim, na curta passagem do treinador, o Leão de Flávio Araújo teve seis triunfos, uma derrota e um empate nos oito primeiros confrontos. Foram 19 gols feitos e oito que levou, com 79,2% de aproveitamento. Com ausências frequentes por lesões, o Fortaleza viu, na primeira fase, uma briga entre Berna e Erivélton pela titularidade e por outros atletas em setores cruciais como defesa e ataque, uma dança incerta nas posições entre Cearense e Copa do Nordeste. 
Marquinhos Santos somente comandou o time, de fato, na segunda rodada da segunda fase. No primeiro duelo, diante do Guarany de Sobral, somente observou os novos comandados e já viu um comportamento diferente. A vitória de 2 a 0 era o cartão de visitas. Na outra rodada, já havia Clássico-Rei. E o Fortaleza bateu o rival por 2 a 1. Com o novo técnico, o goleiro Ricardo Berna se firmou como titular. Desde então, é fundamental, com defesas difíceis, a exemplo das feitas diante do Flamengo, na última quarta-feira. 
Além disso, o treinador efetivou Lima também entre os titulares e deu mais visibilidade ao futebol de Dudu Cearense. Pio é outro que vem sendo utilizado na lateral direita, e Anselmo se consolidou como um atacante que traz resultados ao Leão. Hoje, briga também pela liderança na artilharia do País. O Tricolor do Pici, na segunda fase e na semifinal do estadual, definiu padrão de jogo, empolgou a torcida e alavancou sócio torcedor a 11 mil adimplentes. 
Outra vez, apostou em m novo pouco badalado, como havia sido com Marcelo Chamusca. A aposta vem dando retorno com o treinador Marquinhos Santos e, na primeira decisão, uma vitória ampla por 4 a 1 diante do Uniclinic, no estádio Presidente Vargas, no domingo (30). 
São oito jogos pelo estadual, com quatro triunfos, três empates e uma derrota. 
- Desde lado, existem grandes profissionais, um treinador que é um líder, jogadores que já disputaram Série A e conquistaram muitos títulos. O Fortaleza é uma das grandes equipes do País. Nada como um jogo como esse (diante do Flamengo) para que a gente possa mostrar o poder de grupo que nós temos frente a qualquer time - reforça o goleiro Ricardo Berna, após o 2 a 1 na quarta-feira.
Globoesporte.com
Fortaleza, CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário