14 de janeiro de 2023

Fortaleza anuncia a contratação do argentino Juan Martín Lucero

O Fortaleza Esporte Clube comunica a contratação do centroavante argentino Juan Martín Lucero com aquisição de 100% de seus direitos econômicos. Seu contrato vai até 31 de dezembro de 2025.

— Lucero, sem dúvida, é um dos melhores atacantes hoje da América do Sul. É um atleta moderno, de boa movimentação no ataque, não é aquele "9" fixo, mas tem qualidade por baixo, bola aérea, infiltração. Um atleta muito disputado no mercado sul-americano. Tentamos trazer ele ano passado, não foi possível, e agora chegamos a um acordo após ele se desligar do Colo-Colo. Vem qualificar nossa peça de ataque e acho que vai nos ajudar muito nas diversas competições, tem experiência internacional, tem vivência no futebol como um todo e tinha o desejo de jogar também no futebol brasileiro - detalha o Presidente Marcelo Paz.

Natural de Mendonza, na Argentina, Lucero chega ao Fortaleza para sua primeira experiência no futebol brasileiro. Em seu currículo, disputas em grandes competições nacionais e internacionais da América Latina, como as do México, Argentina e Chile - essa última marcando 24 gols em 39 jogos pelo Colo-Colo-CHI. Nos últimos dois anos, somando também sua passagem pelo Vélez Sarsfield-ARG, o atacante chegou aos 42 gols.

Curiosamente, Fortaleza e Lucero já se encontraram. Pela CONMEBOL Libertadores na última temporada, o Leão do Pici recebeu e visitou o Colo-Colo, ainda pela Fase de Grupos da competição. Temporada essa de maior destaque da sua carreira, quando conquistou a Liga Chilena e Supercopa do Chile pela equipe da cidade de Santiago-CHI.

— Enfrentei um grande clube aqui, na Libertadores, com um grande público, o estádio lotado. Então, agora tenho tudo isso ao meu favor, com meus companheiros, que são grandes jogadores, e com a torcida nos apoiando creio que será muito lindo - relembrou Lucero em suas primeiras palavras como jogador do Fortaleza.

FICHA TÉCNICA

Nome: Juan Martín Lucero

Data de nascimento: 30/11/1991 - 31 anos

Posição: Centroavante

Naturalidade: Mendonza-ARG

Clubes: Defensa y Justicia-ARG, Sportivo Belgrano-ARG, Independiente-ARG, Johor-MAL, Tijuana-MEX, Godoy Cruz-ARG, Vélez Sarsfield-ARG, Colo-Colo-CHI e Fortaleza.

Com informações fortaleza1918.com

7 de janeiro de 2023

João Ricardo é apresentado no Leão do Pici

 O novo goleiro João Ricardo foi apresentado oficialmente, nesta quinta-feira (5), na sala de imprensa do Centro de Excelência Alcides Santos. O quarto reforço anunciado esteve acompanhado pelo Presidente Marcelo Paz e Vice-Presidente Alex Santiago na apresentação.

Foto: Karim Georges / Fortaleza EC

Apresentado como o novo camisa 1 do Leão, João Ricardo falou que a Pré-Libertadores foi um dos fatores determinantes para acertar com o Fortaleza, o que será o maior desafio da carreira do atleta.

— Eu confesso que será a primeira Pré-Libertadores que eu participo e queria ter esse gosto na minha carreira ainda. Isso influenciou muito na minha escolha (...) Hoje, o Fortaleza disputa competições que eu não disputei ainda. Então, para mim, talvez seja o maior desafio da minha carreira. Eu vou jogar uma Libertadores, então a responsabilidade pesa muito. O torcedor do Fortaleza, querendo ou não, acompanhou meu futebol no Ceará, então a cobrança em cima de mim vai ser no que eu mostrei lá ou até mais. Mas isso é bom, isso é saudável e nos motiva a cada dia querer mais e a conquistar mais. - comentou o novo goleiro.

Fechado até o final de 2024 com o Tricolor, João Ricardo se apresentou no dia 2 de janeiro no Pici e já realizou os primeiros treinos. Agora, fica no aguardo de ter seu nome publicado no BID para estar à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda.

A estreia do Fortaleza na temporada será pela 1ª rodada do Campeonato Cearense no dia 14 de janeiro, às 16h, contra o Iguatu, no Estádio Presidente Vargas.

Confira as fotos e o vídeo de apresentação do novo reforço:

Fotos: Karim Georges / Fortaleza EC

Com informações do Fortaleza1918.com

6 de janeiro de 2023

Copa do Nordeste: oito times vencem e vão à 2ª Fase das Eliminatórias de 2023

As Eliminatórias da Copa do Nordeste 2023 foram disputadas na noite desta quinta-feira (5). Em oito confrontos, Vitória, CSA, Confiança, Santa Cruz, Jacuipense, América-RN, Ferroviário e Botafogo-PB levaram a melhor e garantiram a classificação para a Segunda Fase das Eliminatórias da competição. Agora, os próximos quatro confrontos que vão definir quem avança à Fase de Grupos já estão definidos e serão disputados no próximo domingo (8).

No jogo que abriu a rodada na noite de quinta, o Rubro-Negro baiano superou o Cordino-MA, no Barradão, por 2 a 1. Pelo mesmo placar, no Estádio Gerson Amaral, o Centro Sportivo Alagoano derrotou o Potiguar-RN e garantiu a vaga. No Batistão, em Aracaju (SE), o Confiança fez 1 a 0 no Sousa-PB e, no mundão do Arruda, no Recife (PE), o Santa Cruz bateu o Caucaia-CE por 2 a 0. 

Em Riachão de Jacuipe (BA), o Jacuipense goleou o Altos-PI por 4 a 1 e garantiu a vaga. Quem também se classificou com goleada foi o América de Natal. Na Arena das Dunas, o Mecão fez 5 a 0 no Moto Club-MA e passou com tranquilidade. Já Ferroviário e Botafogo-PB proporcionaram uma noite de emoção ao torcedor. No Presidente Vargas, em Fortaleza (CE), o Ferrão ficou no 1 a 1 com o ASA-AL e avançou com vitória por 4 a 3 nos pênaltis. No Almeidão, em João Pessôa (PB), o Belo não saiu do 0 a 0 com o Retrô, mas conseguiu o triunfo nas penalidades, por 3 a 1, e ficou com a vaga.

Como prevê o regulamento da competição, o critério para definição de confrontos e mandos de campo leva em consideração o Ranking Nacional de Clubes da CBF do ano de 2022. Desta forma, os quatro jogos desta Segunda Fase de Eliminatórias da Copa do Nordeste ficaram assim: 

Vitória x Jacuipense - 16h (de Brasília)

CSA x América-RN - 16h (de Brasília)

Confiança x Ferroviário - 16h (de Brasília)

Santa Cruz x Botafogo-PB - 19h15 (de Brasília)

Os mandantes dos confrontos são as equipes melhores posicionadas no Ranking da temporada 2022 e estão destacados em negrito. As quatro partidas serão realizadas neste domingo (8), sendo três às 16h e o duelo entre Santa Cruz e Botafogo-PB, por solicitação da emissora detentora dos direitos de transmissão, às 19h15. 

Com informações da CBF

2 de janeiro de 2023

Fortaleza oficializa a contratação do goleiro João Ricardo

O Fortaleza Esporte Clube comunica a contratação do goleiro João Ricardo até 31 de dezembro de 2024 com opção de renovação por mais um ano. O arqueiro é o quarto reforço para a próxima temporada.

Em 2022, João Ricardo foi o 2º goleiro que mais realizou defesas no Brasileirão, acumulando 107 defesas no campeonato com a camisa do Ceará.

Nas últimas duas temporadas atuando na equipe cearense, o goleiro atuou em 75 partidas entre CONMEBOL Sudamericana, Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Brasileirão.

— Um atleta muito conhecido no futebol cearense, teve boas atuações no nosso rival, no Ceará. No último ano, em especial, teve a quantidade de jogos maior, uma quantidade bem significativa. É um atleta experiente, rodado, é muito importante para essa posição ter o atleta com convivência maior, tem experiência em Série A e em grandes competições. Estava em fim de contrato no Ceará e a gente fez um acordo com ele - falou o Presidente Marcelo Paz.

Experiente, o jogador de 34 anos começou nas categorias de base do Concórdia-SC e, deste então, vem construindo uma carreira de grande nível individual. Nos últimos anos, somou dois títulos da Série B do Campeonato Brasileiro e tem passagem por outros clubes nacionais, como América Mineiro, Chapecoense, Paraná e Paysandu.

— Vem pelos próximos dois anos com a opção de mais um, podendo ser até três anos. Então vem para brigar pela posição, elevar o nível. É um atleta que desde o início que a gente esteve em contato com ele e se demonstrou interessado, aberto. Não houve leilão, não houve tentativa de dificultar qualquer coisa, foi uma coisa fluida e natural. - explicou o Presidente.

Presidente Marcelo Paz sobre João Ricardo

FICHA TÉCNICA

Nome: João Ricardo Riedi
Idade: 06/09/1988 - 34 anos
Posição: Goleiro
Naturalidade: Mariano Moro-RS
Clubes: Concórdia-SC, Brusque-SC, Marcílio Dias-SC, Rio Branco-AC, Paysandu, Veranópolis-SC, Goiânia-GO, Veranópolis-RS, Icasa-CE, Paraná, América Mineiro, Chapecoense, Ceará e Fortaleza.

Com informações do fortaleza1918.com

1 de janeiro de 2023

2023 - Que seja de muita saúde, paz e realizações com Deus.


2023 - Que seja de muita saúde, paz e realizações com Deus.

Blog O Cearense do Sertão


17 de agosto de 2022

Saiba quem são os candidatos à Presidência nas eleições 2022

O Brasil terá 12 candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano. Com o fim do prazo para registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já estão definidos os nomes dos postulantes a ocupar o Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos.

Vale lembrar que o TSE ainda julgará todos os registros de candidatura. Isso deverá ocorrer até o dia 12 de setembro. No entanto, os candidatos estão em campanha oficialmente a partir de hoje (16). São eles:

Ciro Gomes (PDT)

O candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, do PDT, discursa durante o evento, Diálogos Eleitor, realizado pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs).
Candidato à Presidência da República Ciro Gomes - José Cruz/Agência Brasil

Natural de Pindamonhangaba (SP), Ciro Gomes construiu sua carreira política no Ceará, onde foi prefeito de Fortaleza, eleito em 1988, e governador do estado, eleito em 1990.

Renunciou ao cargo de governador, em 1994, para assumir o Ministério da Fazenda, no governo Itamar Franco (1992-1994) por indicação do PSDB, seu partido na época.

Ciro foi ministro da Integração Nacional de 2003 a 2006, no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Deixou a Esplanada dos Ministérios para concorrer a deputado federal e foi eleito. Também exerceu dois mandatos de deputado estadual no Ceará. Tem 64 anos e quatro filhos.

candidata a vice-presidente na chapa é Ana Paula Matos (PDT), vice-prefeita de Salvador, eleita em 2020 na chapa encabeçada por Bruno Reis (União Brasil).

A soteropolitana tem 44 anos e atuação forte na área social e de combate à pobreza. Negra, tem lutado contra o racismo e defendido políticas afirmativas. Se eleita, será a primeira mulher negra a ocupar o cargo no Brasil.

Advogada, professora, pós-graduada em finanças e com mestrado em administração, Ana Paula é servidora concursada da Petrobras.

Constituinte Eymael (DC)

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) entrevista o candidato à Presidência da República pelo DC, José Maria Eymael. Ele é o oitavo a participar da série de entrevistas da EBC com presidenciáveis.
José Maria Eymael é o cabeça de chapa, tendo Professor Bravo como vice - Marcello Casal jr/Agência Brasil

Nascido em Porto Alegre, José Maria Eymael cursou filosofia e direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É advogado com especialização em direito tributário e atua como empresário há 50 anos nas áreas de marketing, comunicação e informática. Nas urnas, será identificado como Constituinte Eymael.

Como líder universitário, Eymael presidiu o Centro Acadêmico São Tomás de Aquino da Faculdade de Filosofia da PUC-RS e a Federação dos Estudantes de Universidades Particulares do Rio Grande do Sul. Nessas funções, coordenou campanhas nacionais e regionais como a do barateamento do livro didático.

Em 1962, ingressou no Partido Democrata Cristão (PDC) em Porto Alegre, passando a atuar na Juventude Democrata Cristã. Eymael foi deputado constituinte. Aos 83 anos, é a sexta vez que se candidata à Presidência da República.

O vice na chapa é o economista João Barbosa Bravo, de 75 anos, natural de São Gonçalo (RJ), registrado como Professor Bravo.

Felipe D'Avila (Novo)

Felipe d'Avila
Candidato à Presidência do Novo, Felipe D'Avila - Reprodução twitter Felipe d'Avila

Felipe D’Avila, nascido em São Paulo, é cientista político, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard e coordenador do movimento Unidos Pelo Brasil.

Fundou em 2008 o Centro de Liderança Pública, uma organização sem fins lucrativos dedicada à formação de líderes políticos.

É escritor e tem dez títulos publicados. Essa é a primeira vez em que ele se candidata ao cargo de presidente da República.

O candidato a vice-presidente na chapa é o deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG). Nascido em Brasília, participou intensamente do Movimento Empresa Júnior, chegando à Presidência da Brasil Júnior, a Confederação Brasileira de Empresas Juniores.

Após formado, ingressou na Fundação Estudar, organização referência no desenvolvimento de lideranças e concessão de bolsas de estudo no Brasil.

Nos últimos três anos, atuou como diretor executivo (CEO) da Fundação Estudar, liderando um time de mais de 50 pessoas responsável pelo grande crescimento da organização no período.

Jair Bolsonaro (PL)

O presidente Jair Bolsonaro participa do Culto de Santa Ceia da Frente Parlamentar Evangélica, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.
Candidato à reeleição pelo Novo, Jair Bolsonaro - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Jair Messias Bolsonaro é militar reformado, chegando a capitão do Exército. É o 38º presidente do Brasil, cargo que assumiu em 1º de janeiro de 2019.

Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018. Nasceu em 1955, no município de Glicério, no interior do estado de São Paulo, mas morou em várias cidades paulistas.

Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977. Posteriormente, serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército. É pai de cinco filhos.

O candidato a vice-presidente na chapa é o militar da reserva Walter Souza Braga Netto. Ele nasceu em Belo Horizonte em 1957 e alcançou o posto de general no Exército.

De fevereiro de 2018 a janeiro de 2019, chefiou a intervenção federal no Rio de Janeiro. Foi comandante Militar do Leste até fevereiro de 2019, quando assumiu a chefia do Estado-Maior do Exército.

Em fevereiro de 2020, assumiu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Em março de 2021, foi nomeado ministro da Defesa.

Léo Péricles (Unidade Popular–UP)

Leonardo Péricles e Samara Martins.
Os candidatos Leonardo Péricles e Samara Martins. - Divulgação/ Unidade Popular

Leonardo Péricles é o único homem negro na disputa presidencial. Natural de Belo Horizonte, ele é técnico em eletrônica e mecânico de manutenção de máquinas.

O presidenciável começou a se aproximar da política em movimentos estudantis no início dos anos 2000. Anos depois, passou a integrar o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Em 2008, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte, mas não se elegeu. Já pelo Unidade Popular, nas últimas eleições municipais, em 2020, concorreu como candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte (MG), na chapa de Áurea Carolina (PSOL), ficando em quarto lugar, com 103.115 votos.

A candidata a vice-presidente na chapa é a dentista Samara Martins, de 34 anos, também natural de Belo Horizonte.

Dentista no Sistema Único de Saúde (SUS), Samara mora na periferia de Natal, e é vice-presidente nacional da Unidade Popular pelo Socialismo e também milita no MLB e no Movimento de Mulheres Olga Benario.

Começou sua militância no movimento secundarista e foi diretora de mulheres da União Nacional dos Estudantes (UNE). Nas eleições de 2020, foi candidata à vereadora em Natal.

Lula (PT)

Rio de Janeiro - Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do lançamento da campanha Se é público é para todos, organizada pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas  (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Candidato Luiz Inácio Lula da Silva - Fernando Frazão/Agência Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, nasceu em Garanhuns (PE) e iniciou sua trajetória política como sindicalista em 1966. Foi presidente da República por dois mandatos a partir de 2003, depois de ser eleito em 2002, em disputa no segundo turno das eleições com José Serra (PSDB).

Em 2006, Lula venceu Geraldo Alckmin (à época, do PSDB), atual candidato à Vice-Presidência, sendo reeleito ao cargo. A primeira vez que disputou a Presidência foi em 1989, sendo derrotado por Fernando Collor de Melo. Antes de ser eleito, tentou mais duas vezes, em 1994 e 1998, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso em ambas.

Em 2017, foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. Em 2021, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulou as condenações, por entender que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações, tornando Lula elegível, decisão confirmada em plenário pelo Supremo no mesmo ano, o plenário.

O candidato a vice-presidente na chapa é o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). Nascido em Pindamonhangaba (SP), tem 68 anos, é médico e professor.

Um dos fundadores do PSDB, Alckmin foi governador de São Paulo em duas ocasiões: de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, comandando o governo paulista por mais tempo desde a redemocratização do Brasil.

Atualmente é professor universitário no curso de medicina da Universidade Nove de Julho e membro da Academia de Medicina de São Paulo.

Pablo Marçal (Pros)

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) realiza convenção nacional para oficializar o nome de Pablo Marçal como candidato do partido a presidente da República nas Eleições 2022.
Convenção nacional oficializou Pablo Marçal como candidato a presidente - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Esta é a primeira vez que Marçal disputa a um cargo público. Bacharel em direito e empresário, o goiano de 35 anos é casado e tem quatro filhos.

Ele é conhecido como autor de livros de autogestão e por palestras e vídeos motivacionais.

Em sua página na internet, também se apresenta como empreendedor imobiliário e digital, estrategista de negócios e especialista em gestão de marcas (branding).

A candidata a vice na chapa é Fátima Pérola Neggra, de 54 anos. Ela é policial militar de São Paulo, escritora e poetisa, nascida em Iporã (PR).

Pérola Neggra tem cinco filhos e dois netos.

Roberto Jefferson (PTB)

Roberto Jefferson fala à imprensa no Palácio do Planalto
Roberto Jefferson, presidenciável pelo PTB - Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil

Advogado nascido em Petrópolis (RJ), Roberto Jefferson tem 69 anos e circula há décadas na política nacional. Antes de fazer carreira na política, chegou a participar de programas de televisão na década de 1980. Participou dos programas Aqui e Agora, em uma espécie de júri simulado, na TV Tupi; e do programa Domingo à Noite, na TVS, atualmente SBT. Também foi apresentador do programa O Povo na TV, também na TVS.

Seu primeiro mandato como deputado federal foi em 1983 e depois disso emendou seis mandatos consecutivos. Teve seu mandato cassado após confessar participação no esquema do mensalão. Ficou conhecido nacionalmente por denunciar o esquema de compra de votos, escândalo do qual também participou. Foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em agosto de 2021, Jefferson teve prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes por ataques às instituições em redes sociais. Suas contas em redes sociais também foram bloqueadas. Em janeiro deste ano, por questões de saúde, Jefferson passou a cumprir prisão domiciliar.

A chapa terá Padre Kelmon, do mesmo partido, como candidato a vice-presidente. Ele lidera atualmente o Movimento Cristão Conservador do PTB (MCC) e o Movimento Cristão Conservador Latino Americano (Meccla).

Nascido em 1976, teve uma vida sempre dedicada à igreja. Liderou grupo de jovens e ajudou na pastoral da criança. Em 2003 decidiu seguir sua caminhada como ortodoxo.

Atuou sempre na defesa da vida e da família, em ações como nas eleições presidenciais de 2010, difundindo juntamente com Dom Luís Gonzaga Bergonzine uma ação contra o aborto.

Simone Tebet (MDB)

Mara Gabrilli
Lançamento da candidatura de Simone Tebet e da vice, Mara Gabrilli - Twitter Oficial do PSDB

Simone Tebet tem 52 anos. Nascida em Três Lagoas (MS), é formada em direito e começou a carreira política em 2003 como deputada estadual. De 2005 a 2010, foi prefeita de sua cidade natal por dois mandatos.

Deixou o cargo para ser vice-governadora de Mato Grosso do Sul. Ela é filha do ex-presidente do Senado Ramez Tebet, falecido em 2006. De 2013 a 2014, foi secretária de Governo até que, em 2015, foi empossada como senadora.

Tebet ganhou projeção nacional especialmente depois da forte atuação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado, no ano passado.

A candidata a vice-presidente na chapa é a também senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP). Senadora pelo PSDB de São Paulo, Mara tem 53 anos, é publicitária e psicóloga.

Foi vereadora da capital paulista de 2007 a 2010, após ter sido secretária municipal da Pessoa com Deficiência, de 2005 a 2007. Foi deputada federal de 2011 a 2015, sendo eleita novamente em 2015 para mandato até 2019.

Em 1994, Mara Gabrilli sofreu um acidente de carro que a deixou tetraplégica. Foram cinco meses meses de internação.

Sofia Manzano (PCB)

Convenção do PCB oficializa candidatura de Sofia Manzano a presidente da República.
Convenção do PCB oficializa candidatura de Sofia Manzano - Reprodução/Youtube/PCB/Direitos reservados

A candidata à Presidência do Partido Comunista Brasileiro (PCB) é a professora e economista Sofia Manzano, nascida em 1971 na cidade de São Paulo. Graduada em ciências econômicas pela PUC de São Paulo, é mestra em desenvolvimento econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp e doutora em história econômica pela Universidade de São Paulo (USP).

Assumiu o cargo de professora do curso de economia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em 2013, motivo pelo qual mudou-se para Vitória da Conquista. Desenvolve pesquisas sobre mercado de trabalho e desigualdade social no capitalismo.

A militância no PCB teve início durante a campanha presidencial de 1989. Sofia Integrou alguns sindicatos de professores, chegando a ser eleita vice-presidente da Associação de Docentes da Universidade de São Paulo entre 2015 e 2016.

A chapa tem como candidato a vice-presidente o sindicalista Antônio Alves, de 43 anos, jornalista, natural do Recife, filiado ao PCB há 20 anos.

Fez parte de movimentos políticos culturais que buscavam articular e debater os problemas da comunidade. Militou no Núcleo Malcolm X (célula do Movimento Negro Unificado em Paulista), colaborou com o processo de organização do 20 de novembro em 1997, 1998, 1999.

Organizou a Posse Resistência Hip Hop – Paulista Zona Norte – grupo de jovens periféricos que trabalhavam diversos temas de luta, recuperação da autoestima e valorização cultural. Em 1999 teve seu primeiro contato com o PCB e iniciou sua militância na União da Juventude Comunista (UJC).

Soraya Thronicke (União Brasil)

Soraya Thronicke
A candidata do União Brasil, Soraya Thronicke - Roque de Sá/Agência Senado

Soraya Thronicke tem 49 anos e é advogada, natural de Dourados (MS). Estreante como candidata, foi eleita senadora pelo seu estado em 2018 pelo então Partido Social Liberal (PSL) – hoje União Brasil.

Foi vice-líder do governo no Congresso Nacional e, atualmente, é coordenadora política da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Senado Federal, além de membro de oito comissões da Casa.

Também preside o União Brasil Mulher Nacional e o diretório do União Brasil em Mato Grosso do Sul.

O candidato à Vice-Presidência é Marcos Cintra, de 76 anos. Formado em economia, Cintra tem especialização em planejamento econômico pela Universidade de Campinas.

Foi eleito deputado federal em 1998, cargo que ocupou até 2003. Na Câmara dos Deputados, foi membro das comissões de Finanças e Tributação e de Reforma Tributária e presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio.

Em 2019, ocupou o cargo de secretário especial da Receita Federal.

Vera (PSTU)

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) entrevista a candidata à Presidência da República pelo PSTU, Vera Lúcia. Ela é a sétima a participar da série de entrevistas da EBC com presidenciáveis.
A candidata à Presidência pelo PSTU, Vera Lúcia - Marcello Casal jr/Agência Brasil

Vera Lúcia tem 54 anos e é natural de Inajá (PE). Operária sapateira, é formada em ciências sociais pela Universidade Federal de Sergipe.

Iniciou sua militância quando trabalhava em uma fábrica de calçados, aos 19 anos. Está no PSTU desde a sua fundação, em 1994. Já foi candidata ao governo de Sergipe, à prefeitura de Aracaju e à Câmara dos Deputados.

Em 2018, foi candidata à Presidência da República e teve como vice o professor Hertz Dias, do Maranhão. Em 2020, Vera foi a primeira mulher negra a disputar a prefeitura de São Paulo, cidade onde mora atualmente.

A candidata à Vice-Presidência é a indígena da etnia Tremembé, Kunã Yporã (Raquel Tremembé). Kunã tem 39 anos e é pedagoga.

Ela integra a Associação de Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e é membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas.

Kunã Yporã é parte atuante das mobilizações dos povos indígenas na oposição ao governo atual.

*Colaborou o repórter Marcelo Brandão

Com informações da Agência Brasil 

Saiba quem são os candidatos a governador do Ceará em 2022

A Justiça Eleitoral recebeu pelo menos 28 mil registros de candidaturas para as eleições de outubro. A campanha começou oficialmente nesta terça-feira (16).

Foram recebidos 12 registros de candidaturas à Presidência e 12 a vice-presidente; 223 para governador e vice-governador, 231 para senador, 10.238 para deputado federal, 16.161 para deputado estadual e 591 para deputado distrital.

No Ceará, seis candidatos concorrem ao cargo. Confira a lista completa:

Capitão Wagner (União Brasil): 43 anos, natural de São Paulo, Capitão Wagner é policial militar do Ceará desde 1999. Formado como técnico em eletrotécnica e bacharel em segurança pública, Wagner já foi vereador por dois mandatos e disputou a prefeitura de Fortaleza em duas eleições. Atualmente é deputado federal. Ele terá como candidato a vice o médico Raimundo Gomes de Matos (PL), 71 anos.

Chico Malta (PCB): 57 anos, com atuação em movimentos sindicais, Chico Malta é advogado. Natural de Fortaleza, ele é anistiado político, após ter sido preso durante o período da ditadura militar. Malta também é participante da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O candidato a vice é Nauri Araújo (PCB), 57 anos.


Elmano de Freitas (PT): 52 anos, filho de agricultores, Freitas é natural de Baturité (CE) e formado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), já tendo atuado na Rede Nacional de Advogados Populares (Renap). Foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012 e já exerce o segundo mandato como deputado estadual. Além disso, já ocupou o cargo de secretário de Educação de Fortaleza. Jade Romero (MDB), 37 anos, será a candidata a vice.

Roberto Cláudio (PDT): prefeito de Fortaleza por dois mandatos, Roberto Cláudio é medico, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui doutorado em saúde pública. Natural da capital cearense, Cláudio tem 47 anos e já ocupou o cargo de deputado estadual no Ceará em 2006, sendo reeleito em 2010. O candidato a vice é Domingos Filho (PSD), 59 anos.

Serley Leal (Unidade Popular): 40 anos, natural de Iguatu, interior do Ceará, Leal é bancário. Já atuou no movimento estudantil, com passagens pelo Diretório Central da Universidade Federal do Ceará e Diretório Estudantil da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Também foi candidato a vice-prefeito de Fortaleza e ajudou a construir o Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB) no Ceará, voltado para o direito à moradia. O candidato à vice é a liderança indígena Francisco BitaTapeba (UP), 37 anos.

Zé Batista (PSTU): 48 anos, membro da Executiva Estadual da CSP-Conlutas, Batista é natural de Iguatu (CE). Disputou a sua primeira eleição em 2020. Na ocasião tentou uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza. Para a vice, o partido indicou o servidor público e ambientalista Reginaldo (PSTU), 49 anos.

Por Luciano Nascimento

Com informações da Agência Brasil

9 de junho de 2022

Fortaleza enfrenta o Estudiantes-ARG nas oitavas da CONMEBOL Libertadores 2022

 O Fortaleza conheceu, na tarde desta sexta-feira (27), seu adversário nas Oitavas de Final da CONMEBOL Libertadores: Estudiantes de La Plata-ARG. O jogo de ida está agendado para a semana do dia 29 de junho, já o da volta, na semana do dia 6 de julho. O sorteio foi realizado em Luque-PAR, na sede da CONMEBOL.

De forma histórica, o Tricolor passou de fase ao vencer o Colo Colo-CHI na última rodada da Fase de Grupos. O confronto entre as equipes é inédito, mas soma o terceiro confronto entre Fortaleza e clubes argentinos em competições internacionais. Além do River Plate-ARG, adversário na Fase de Grupos na competição nesta temporada, o Leão do Pici encarou o Independiente-ARG na CONMEBOL Sudamericana, em 2020.

— O Fortaleza vai competir de igual pra igual contra qualquer clube que enfrentar hoje na América do Sul e não vai ser diferente contra o Estudiantes, que tem uma grande equipe, mas vai encontrar também aqui uma atmosfera muito favorável ao Tricolor no Castelão, com 60 mil vozes apoiando o tempo inteiro. Temos certeza que iremos honrar a camisa do Fortaleza e fazer grandes partidas para almejar uma vaga nas quartas de final - disse Alex Santiago, 2º Vice Presidente e Diretor de Futebol do Fortaleza.

Com informações do fortaleza1918.com.br

8 de junho de 2022

CONMEBOL Sudamericana: Conheça o The Strongest, adversário do Vozão nas oitavas de final

Com uma classificação histórica e 100% de aproveitamento na CONMEBOL Sudamericana, o Ceará vai jogar as oitavas de final da competição internacional. Após o sorteio, o adversário do Vozão já está confirmado e será o The Strongest.

O Club The Strongest é um time da Bolívia, fundado em 1908, em La Paz. O clube é considerado um dos maiores do país por possuir mais de 20 títulos. Em casa, o time receberá o Vozão no estádio Hernando Siles.

Na competição, o time boliviano chegou nas oitavas de final após ficar em terceiro lugar na CONMEBOL Libertadores, no grupo B, com seis pontos.The Strongest venceu apenas uma vez, empatou três e perdeu duas vezes.

Os confrontos contra o time boliviano acontecem nos dias 29/06 e 06/07. A primeira partida será realizada na Bolívia e o jogo que decide a vaga às quartas de final na Arena Vozão.

Com informações do Cearasc.com

Histórico! Fortaleza vence Colo-Colo e garante vaga nas oitavas da Libertadores

 

Uma noite épica entra para história do Fortaleza. Nesta quarta-feira (26), a equipe do técnico Juan Pablo Vojvoda venceu o Colo-Colo, no Chile, e avançou para as oitavas de final da CONMEBOL Libertadores. O placar de 4 a 3 para o Tricolor resume de cara o quanto a partida foi movimentada. O atacante Moisés, do Leão, marcou dois gols e levou o troféu de craque da partida.

O JOGO

Precisando de um simples empate para passar de fase, o Fortaleza abriu o placar com Silvio Romero logo aos 3 minutos do primeiro tempo. Moisés fez bela jogada pela esquerda e tocou para o camisa 18 que, dentro da área, dominou e finalizou de direita. Ainda criando chances, Moisés ampliou aos 25 após receber linda assistência de Lucas Lima em profundidade e só tirou do goleiro. Ceballos, contra, diminuiu para o Colo-Colo aos 45.

A segunda etapa foi ainda mais movimentada. Moisés ao 9 minutos e Pikachu aos 16 ampliaram o marcador. Ambos receberam passes de Romero para aumentar a vantagem do Leão. Leonardo Gil e Ceballos, de novo contra, chegaram perto de deixar tudo igual, mas parou por aí. A vitória histórica do Fortaleza no Monumental de Santiago marcou uma página inédita na história do clube: oitavas de final da maior competição de clubes da América.

SORTEIO

O Fortaleza, que concluiu a Fase de Grupos no 2º lugar, está garantido no Pote 2 do Sorteio. Obrigatoriamente, o Tricolor terá um adversário do Pote 1, onde estão os líderes de cada grupo da competição, e decidirá a classificação fora de casa, na partida de volta.

Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza EC

Com informações fortaleza1918.com

CONMEBOL Sudamericana: Com gols de Rodrigo Lindoso e Mendoza, Ceará vence o Independiente e avança às oitavas de final

Na noite desta quarta-feira (25), o Ceará venceu o Independiente por 2 a 0 e garantiu a classificação para as oitavas de final da CONMEBOL Sudamericana. A vitória do Mais Querido contra o time argentino foi a sexta na fase classificatória, que colocou o Vozão com 100% de aproveitamento na primeira fase com 18 pontos conquistados.

O Vozão agora aguarda o sorteio que definirá seu adversário na próxima fase da Sudamericana, que acontecerá na sexta-feira (27), às 13 horas (Horário de Brasília). Com a vaga para as oitavas de final da competição continental, o Ceará receberá uma premiação de 500 mil de dólares.

Foto: Felipe Santos/Cearasc.com
Com informações do Cearasc.com

29 de abril de 2022

Fortaleza vence Caucaia e é Tetracampeão Cearense 2022

A torcida do Fortaleza foi em peso ao Castelão neste domingo e fez a festa! O Leão conquistou o segundo tetracampeonato do Campeonato Cearense de sua história ao golear o Caucaia por 4 a 0. No primeiro jogo, houve empate por 0 a 0. Os gols do título do Tricolor foram anotados por Romero, Yago Pikachu, que marcou duas vezes, e Ronald.

ABRIU A CONTAGEM

O Leão começou com mais força buscando o ataque e criando várias chances: aos dois e três minutos com Pikachu e Romero; aos sete, Romero, cara a cara com o goleiro tocou para fora; Hércules cabeceou livre para fora aos dez e, aos 15, Pikachu mandou falta raspando a trave. Vanderlan respondeu para o Caucaia num chute.

Aos 30 minutos, porém, o Leão abriu a contagem. Felipe fez bom passe para Silvio Romero que infiltrou e tocou no canto, fazendo 1 a 0 para o Fortaleza. Apesar de novas chances criadas nos minutos finais, o primeiro tempo terminou terminou com a vitória do Tricolor do Pici pelo placar mínimo.

GOLEADA DO TETRA

No segundo tempo, o Tricolor do Pici definiu o jogo, chegando à goleada e, consequentemente, ao título. Mas tomou pressão dos visitantes no começo: aos 40 segundos, o Caucaia chegou num chute de Vitinho e obrigou boa defesa de Max.

O Leão, por sua vez, foi letal nos contra-ataques e definiu o jogo através deles: aos nove, Pikachu tentou duas vezes até conseguir mandar a bola para as redes e fazer 2 a 0. A festa tricolor ficou ainda maior aos 18: Crispim serviu Pikachu, que mandou para as redes e fez 3 a 0. Aos 34, Ronald bateu forte no canto, de longe, e fez 4 a 0 para o Fortaleza, definindo o jogo e selando o tetracampeonato.

E AGORA?

Depois de celebrar o seu 45° título estadual, o Fortaleza volta a jogar no meio de semana. Pela Copa Libertadores, o Tricolor do Pici faz duelo decisivo contra o Alianza Lima, do Peru. O Caucaia, por sua vez, entra de férias por alguns meses e apenas volta a campo no segundo semestre, para disputar a Taça Fares Lopes. Além disso, em 2023, ambos os clubes estarão na Copa do Brasil.

GOLS:
Fortaleza-CE: Sílvio Romero, Yago Pikachu (2) e Ronald

Fortaleza Esporte ClubeFortaleza

Max Walef;
Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi;
Felipe (Jussa), Hercules, Lucas Lima e Lucas Crispim (Capixaba);
Yago Pikachu, Moisés (Depietro) e Romero (Renato Kayzer)

Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Com informações Futebol Interior