12 de agosto de 2016

Mostra reúne 83 esculturas feitas só com peças de Lego no Ibirapuera

Visitante posa com esculturas da mostra 'The Art of the Brick', de Nathan Sawaya, na Oca do Parque Ibirapuera, em São Paulo

Uma mostra que promete atrair crianças e adultos chega esta semana à Oca, no Parque Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo. "The Art of the Brick", do artista americano Nathan Sawaya, traz 83 esculturas impressionantes em um estilo que mistura brincadeira e arte, já que todas as obras são feitas com tijolinhos de Lego.

 A maior delas, um Tiranossauro Rex com 6 metros de comprimento, precisou de 80 mil peças para ser concluída. Somando todas as esculturas, são mais de 1 milhão de blocos espalhados pelo extenso ambiente da mostra.

Tiranossauro Rex feito de peças de Lego é a maior escultura da mostra 'The Art of the Brick'

Sawaya produziu uma obra inédita para acompanhar a mostra no Brasil. 'Pelé' mostra o rei do futebol em um painel composto em mosaico, diante de uma bola de futebol tridimensional - tudo feito de Lego.

Dividida em sessões, a exposição traz desde uma reprodução da oficina de Sawaya, com caixas e caixas de peças separadas por cor, a uma área de obras mais conceituais, homenagens a personalidades e reproduções de grandes obras de arte, entre esculturas e quadros. “O Pensador”, de Rodin, a “Vênus de Milo”, “O Grito”, de Edvard Munch e “O Beijo”, de Gustav Klimt, estão entre as reproduções.

Feitas de Lego, esculturas reproduzem grandes obras primas na mostra 'The Art of the Brick'

"Eu uso esses brinquedos como meio, porque gosto de ver a reação das pessoas à arte criada a partir de algo com o qual estão familiarizados. Todo mundo pode relacionar-se com isso, uma vez que é um brinquedo que muitas crianças têm em casa e com o qual os adultos têm uma ligação sentimental. Também me seduz o aspecto clean desse material, os ângulos retos, as linhas distintas. Como tantas outras coisas na vida, é uma questão de perspectiva. De perto, a forma do bloco é distinta. Mas, de longe, esses ângulos retos e linhas fixas podem mudar para curvas", explica o artista sobre sua obra.

A exposição ocupa a Oca, no Parque Ibirapuera, até 30 de outubro, e depois segue para o Rio de Janeiro, onde poderá ser visitada entre 11 de novembro e 15 de janeiro no Museu Histórico Nacional. Os ingressos para a exposição em São Paulo já estão à venda.

The Art of Brick, de Nathan Sawaya
Período: de 11 de agosto a 30 de outubro de 2016
Local: OCA - Museu da Cidade de São Paulo - Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3, S/n - Parque Ibirapuera
Horário: de terça a domingo das 11h às 20h (Fechado às segundas-feiras)
Ingressos: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia-entrada)

Nathan Sawaya posa diante de sua obra 'Pelé', que fez em homenagem ao rei do futebol e ao Brasil'Pelé' é homenagem de Nathan Sawaya ao Brasil, na mostra 'The Art of the Brick'Obra da mostra 'The Art of the Brick', de Nathan SawayaObras da mostra 'The Art of the Brick', de Nathan SawayaObra da mostra 'The Art of the Brick', de Nathan SawayaObra da mostra 'The Art of the Brick', de Nathan Sawaya





Fotos: Fábio Tito/
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário