Um verdadeiro encontro de sabores marca a VIII edição do Festival do Queijo de Jaguaribe, que será realizado nos próximos dias 3 e 4 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias Deputado Francisco Monte, localizado no Centro da cidade.
Além de palestras e oficinas, ministradas por especialistas nas áreas de produção de leite e queijo, haverá concursos gastronômicos com a escolha do melhor queijo e o melhor prato à base de queijo coalho. O VIII Festival do Queijo de Jaguaribe tem o intuito de reunir produtores, valorizar a produção do queijo artesanal local, bem como contribuir com informações para toda a cadeia produtiva do queijo.
O Festival
O Sebrae é um dos realizadores do evento, que tem atuado nas bacias leiteiras da região do baixo Jaguaribe buscando qualificar e melhorar a qualidade dos produtos. "O Sebrae realiza esse trabalho nos laticínios há 4 anos, buscando melhor estruturar, levando inovação para os processos de produção e para gestão. Com esse trabalho muitos municípios vem se destacando na produção de leite e derivados", conta a analista Técnica do Sebrae, Elzileide Sousa.
No evento, que este ano estima ter uma grande quantidade de participantes, haverá concurso do melhor queijo coalho do Ceará. Produtores de várias cidades cearenses podem participar. Será realizado também o concurso que elegerá o melhor prato à base de queijo coalho. Para a bancada de jurados serão convidados professores e especialistas em queijos.
O evento terá abertura oficial na próxima terça feira, a partir das 18 horas, com solenidade de abertura e palestra, debate e abertura do concurso gastronômico. Também haverá à noite exposição de produtos derivados do leite e pé-de-serra.
No dia 4,pela manhã, serão realizadas palestras voltadas para criadores de gado leiteiro, e durante à tarde os produtores de queijo terão palestras com foco na legislação, qualidade e estudos sobre o queijo coalho. Estão confirmados para ministrar as palestras especialistas da Emprapa, Emater/RS, e professores doutores das universidades federais do Maranhão e Sergipe.
Na quarta feira, à noite, concursos gastronômicos continuam, com a divulgação dos resultados e entrega de premiação aos vencedores das três primeiras colocações nos dois concursos gastronômicos, que receberão certificados e troféus.
Jaguaribe é a segunda maior bacia leiteira do Ceará, onde acabou perdendo a liderança no ranking, após os dois fortes anos de seca. Entretanto, mesmo ocupando a segunda colocação, o presidente da Associação dos Produtores de Leite e Derivados de Jaguaribe (Queijaribe), César Campelo, conta que a cidade continua com boa produção de leite. "Diariamente são utilizados 65 mil litros de leite só para a produção de queijo. Se formos colocar a produção total de leite, contando a destinada para consumo humano, passar de mais de 70 mil litros por dia", destaca.
Ele explica que os números resultam de um levantamento realizado pela Queijaribe, em parceria com a prefeitura do município, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Ematerce, onde foram cadastrados todos os produtores de queijo. "Só em Jaguaribe nós conseguimos registrar 65 produtores de queijo. Então mais da metade da nossa produção de leite vai para as queijeiras instaladas no município", afirma.
DN
ELLEN FREITAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário